Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESCOBERTAS METODOLÓGICAS NA ATUAÇÃO DE UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo compõe parte de uma pesquisa em andamento, com registro no Departamento de Letras da UFPE, iniciada em 2022 dentro do Curso de Licenciatura em Letras/Libras, mais especificamente, como resultado de proposição da disciplina Letramento e Surdez, ministrada pelo orientador e coautor deste trabalho que, ao nos instigar para conhecer as estratégias de letramento desenvolvidas por pessoas surdas com boa fluência em língua portuguesa, nos levou a refletir sobre nosso trabalho como intérprete de Libras numa escola pública municipal da cidade de Moreno-PE. Lá atuamos há um ano acompanhando um aluno do 4o. ano do Ensino Fundamental, que apresenta um quadro de múltiplas deficiências além da surdez profunda. Nesse contexto os limites e orientações metodológicas que tradicionalmente amparam a carreira do tradutor/intérprete de língua de sinais (TILS) foram todos repensados na prática. Passamos a refletir sobre o lugar desse profissional no contexto educacional e compreendemos que o arcabouço legal que regulamenta essa profissão apresenta sérias lacunas que nossa experiência vem revelar. Momentos da prática docente, como avaliação e planejamento, por exemplo, sem a participação de TILS mostraram-se infrutíferas para a realidade descrita. Desse modo, compomos aqui um relato de experiência onde as ações de letramento em contexto inclusivo são o pano de fundo para a apresentação de novos métodos de abordagem educativa voltados para crianças com surdez e outras deficiências, onde se repensa o papel do TILS. Por esse caminho, tecemos uma construção teórica que se serve de algumas autoras que já conseguiram reunir esses três campos: da educação inclusiva, da tradução em língua de sinais e do letramento de surdos, a exemplo de Ana Cláudia Balieiro Lodi, Neiva de Aquino Albres e Aldrei Gesser.

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