PRECISA SABER PESQUISAR PARA SER DOCENTE? O QUE OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TÊM A NOS DIZER
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97349 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3589 "inscrito_id" => 2379 "titulo" => "PRECISA SABER PESQUISAR PARA SER DOCENTE? O QUE OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TÊM A NOS DIZER" "resumo" => "O ato de pesquisar tem uma forte ligação construtivista, pois emancipa o sujeito por meio da investigação, nesse caso, esse verbo se faz necessário nas instituições superiores, pois é a partir dela que os futuros profissionais serão educados por meio da qualidade formal e política. Diante deste princípio, este trabalho buscou analisar a importância dada à pesquisa para atuação docente em Ciências/Biologia. Nessa perspectiva, o presente artigo enquadra-se como um estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, visto que apresenta os resultados de um questionário aberto aplicado no Google Forms a uma amostra de trinta e nove licenciandos do sétimo ao décimo período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I – Campina Grande (PB). Desse modo, os dados foram gerados e em seguida foi realizada a análise de conteúdo no intuito de compreender a sistemática e os sentidos das respostas por meio dos critérios semânticos, base do referencial teórico. Posteriormente a essa etapa, foi possível considerar que noventa e sete por cento dos entrevistados, dão importância à habilidade docente com a pesquisa, de modo que os futuros docentes associam o ato de saber pesquisar com a atualização continuada do professor. Por isso, ao término desta produção, depreende-se discutir e refletir que a pesquisa está intimamente ligada com a prática docente, uma vez que o professor se faz e refaz diante das necessidades sociais e pedagógicas, sendo esta indispensável ao processo de formação e atuação profissional dos educadores científicos no contexto escolar, uma vez que a pesquisa intervém na realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2379_TB3589_10122023134825.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THÁVYLA ELLEN DUARTE CORREIA" "autor_nome_curto" => "Thávyla Duarte" "autor_email" => "thavylaeduc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97349 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3589 "inscrito_id" => 2379 "titulo" => "PRECISA SABER PESQUISAR PARA SER DOCENTE? O QUE OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS TÊM A NOS DIZER" "resumo" => "O ato de pesquisar tem uma forte ligação construtivista, pois emancipa o sujeito por meio da investigação, nesse caso, esse verbo se faz necessário nas instituições superiores, pois é a partir dela que os futuros profissionais serão educados por meio da qualidade formal e política. Diante deste princípio, este trabalho buscou analisar a importância dada à pesquisa para atuação docente em Ciências/Biologia. Nessa perspectiva, o presente artigo enquadra-se como um estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, visto que apresenta os resultados de um questionário aberto aplicado no Google Forms a uma amostra de trinta e nove licenciandos do sétimo ao décimo período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I – Campina Grande (PB). Desse modo, os dados foram gerados e em seguida foi realizada a análise de conteúdo no intuito de compreender a sistemática e os sentidos das respostas por meio dos critérios semânticos, base do referencial teórico. Posteriormente a essa etapa, foi possível considerar que noventa e sete por cento dos entrevistados, dão importância à habilidade docente com a pesquisa, de modo que os futuros docentes associam o ato de saber pesquisar com a atualização continuada do professor. Por isso, ao término desta produção, depreende-se discutir e refletir que a pesquisa está intimamente ligada com a prática docente, uma vez que o professor se faz e refaz diante das necessidades sociais e pedagógicas, sendo esta indispensável ao processo de formação e atuação profissional dos educadores científicos no contexto escolar, uma vez que a pesquisa intervém na realidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2379_TB3589_10122023134825.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THÁVYLA ELLEN DUARTE CORREIA" "autor_nome_curto" => "Thávyla Duarte" "autor_email" => "thavylaeduc@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }