O ato de pesquisar tem uma forte ligação construtivista, pois emancipa o sujeito por meio da investigação, nesse caso, esse verbo se faz necessário nas instituições superiores, pois é a partir dela que os futuros profissionais serão educados por meio da qualidade formal e política. Diante deste princípio, este trabalho buscou analisar a importância dada à pesquisa para atuação docente em Ciências/Biologia. Nessa perspectiva, o presente artigo enquadra-se como um estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, visto que apresenta os resultados de um questionário aberto aplicado no Google Forms a uma amostra de trinta e nove licenciandos do sétimo ao décimo período do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I – Campina Grande (PB). Desse modo, os dados foram gerados e em seguida foi realizada a análise de conteúdo no intuito de compreender a sistemática e os sentidos das respostas por meio dos critérios semânticos, base do referencial teórico. Posteriormente a essa etapa, foi possível considerar que noventa e sete por cento dos entrevistados, dão importância à habilidade docente com a pesquisa, de modo que os futuros docentes associam o ato de saber pesquisar com a atualização continuada do professor. Por isso, ao término desta produção, depreende-se discutir e refletir que a pesquisa está intimamente ligada com a prática docente, uma vez que o professor se faz e refaz diante das necessidades sociais e pedagógicas, sendo esta indispensável ao processo de formação e atuação profissional dos educadores científicos no contexto escolar, uma vez que a pesquisa intervém na realidade.