Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO CONTEÚDO DANÇA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLETINDO A PARTIR DO TEMA TRANSVERSAL PLURALIDADE CULTURAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente relato tem por objetivo refletir sobre as relações teórico-práticas no ensino-aprendizagem, compartilhando as contribuições das vivências do conteúdo Dança a partir da abordagem metodológica crítico-superadora no chão da escola, realizadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP), na formação inicial de dois bolsistas, graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, lotados na Escola de Referencia em Ensino Fundamental II (EREF) Marcelino Champagnat da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. O relato se caracteriza por apresentar uma reflexão a respeito do sentido e significado da Dança, ao buscar (re)ssignificar uma compreensão que valoriza sua prática levando em consideração suas facetas em que as práticas psicomotoras e biologicistas são mais valorizadas. Nessa perspectiva, buscamos, por meio das reflexões realizadas junto ao grupo do PRP, pensar sobre as relações teórico-práticas que podem ser estabelecidas durante o ensino-aprendizagem deste conteúdo a partir do tema transversal “Pluralidade Cultural”, por meio de leituras e pesquisas, valorizando a interação entre a universidade e a educação básica. O PRP tem como finalidade o aprimoramento da qualificação dos licenciandos, ao contribuir e incentivar o reconhecimento da identidade docente e a experiência direta com o chão da escola. Através deste programa o discente pode antecipar a experiência na sala de aula, inserindo-se no cotidiano da rede pública de ensino. Durante esta experiência, conseguimos estruturar seis possibilidades de vivência da Dança com os estudantes, a partir da sistematização do nível de escolarização: Danças Populares do Brasil, Frevo e Brega - 8° anos. Dança de Salão, Forró e Samba de Gafieira - 9° anos. Todas essas facetas foram pesquisadas e discutidas com os estudantes, podendo eles experimentar, compreender as práticas e propor novas formas de organização. Assim sendo, concluímos a impossibilidade de constituir um ensino-aprendizagem crítico-reflexivo junto aos temas transversais, sem estabelecer relações teórico-práticas significativas.

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