O presente resumo tem por finalidade descrever uma ação/atividade sobre as vantagens do “pensar matemático”: o consumo consciente que será desenvolvida no Programa Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2023, este estudo está sendo realizado por um grupo de estudantes de Licenciatura em Matemática e a professora supervisora do subprojeto PRP/IFRN, na Escola Estadual João Ferreira de Souza localizada no município de Santa Cruz/RN. O referencial teórico-metodológico será respaldado em uma pesquisa bibliográfica e em livros que faz relação com a temática, bem como em renomados autores como (FREIRE, 1937) e documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possuindo uma relação com teoria e prática para que, seja possível construir saberes sobre a educação financeira. Este estudo apresenta também uma proposta para trabalhar conceitos e conteúdos ligados a matemática financeira através da resolução de problemas em uma turma de 1° ano do ensino médio, com alunos na faixa etária entre 15 a 18 anos. No entanto, o intuito é fazer uma análise crítica de preços com os alunos para que seja realizado o levantamento de estratégias a fim de, entender como ocorre na prática o controle financeiro. É importante destacar que, o referido trabalho ainda não tem resultados finais definidos, pois se encontra em andamento e terá continuidade no decorrer deste ano. Portanto, esperamos que ao longo desta atividade nosso objetivo possa ser alcançado, possibilitando assim, um ensino e aprendizagem de qualidade.