Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NAVEGANDO PELAS EXPERIÊNCIAS DOS EDUCADORES: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ESTUDANTES COM TDAH

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a percepção de professores acerca do ensino de alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) matriculados em escolar regulares. Compreender estas percepções é fundamental para a reflexão sobre as ações docentes que incluem a metodologia de ensino, como o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que atendam às necessidades dos estudantes ou a individualização da instrução com a oferta de suporte e abordagens personalizadas que promovam o crescimento acadêmico do aluno, a empatia como forma de reduzir estigmas e prevenir frustrações, a colaboração com outros profissionais que atuam no atendimento destes alunos além da melhoria profissional do docente. A pesquisa foi realizada usando o Google Acadêmico, tendo como termos de busca: TDAH, ensino, percepção, professores, utilizados de forma individual e combinada por meio dos operadores lógicos AND e OR. A coleta de dados ocorreu em maio de 2022, tendo como recorte temporal o período de 2003 a 2022. Os critérios de inclusão iniciais foram: abordagem da temática, idioma português, formato de artigos publicados em periódicos. Como critério adicional, aplicado após a leitura dos resumos, os textos deveriam abordar investigações sobre as percepções e/ou opiniões de professores sobre a atividade de ensino de alunos diagnosticados com TDAH. Após a busca dos textos e a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 10 estudos, aos quais foram aplicadas técnicas fundamentadas na análise de conteúdo, tendo como objetivo identificar as descrições das percepções citadas. Estas percepções foram classificadas de acordo seu posicionamento epistemológico a respeito do TDAH. Como resultado, observa-se a predominância da visão orgânica do TDAH, que associa o transtorno e seus impactos no desempenho acadêmico dos estudantes a efeitos biológicos, prevalecendo um posicionamento positivista sobre o enfrentamento dos desafios a serem enfrentados no ensino de pessoas com diagnóstico positivo para o transtorno

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