O presente trabalho tem por finalidade discutir o resgate do interesse dos alunos, bem como o estímulo à sua participação no processo de ensino-aprendizagem, nas aulas de Matemática através do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Ao mesmo tempo, nosso intuito é refletir sobre o incentivo dos futuros professores de Matemática na busca e no aperfeiçoamento de metodologias de ensino que se enquadrem com a realidade vivida por seus estudantes. Desse modo, partindo do interesse em descobrir métodos que auxiliem o Ensino da Matemática para alunos do Ensino Médio, nos alicerçamos em diversos autores que destacam a necessidade de uma aprendizagem empírica como forma de relacionar teoria e prática com objetos manipuláveis no ensino da matemática, haja vista que muitos alunos nessa etapa do ensino apresentam dificuldades em compreender conceitos, algoritmos e suas propriedades fundamentais. Em vista disso, foi utilizado o LEM do Instituto Padre Miguelinho – Natal/RN, como ambiente complementar a sala de aula, para organizar, planejar e desenvolver atividades didáticas que estimulassem o interesse e participação desses em sala de aula. Outrossim, a elaboração deste trabalho se utilizou de pesquisas bibliográficas e relatos de experiências vivenciados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFRN - Natal Central. Desse modo, por meio dessa pesquisa foi identificado que as práticas didáticas criadas no LEM trazem melhorias significativas para o desenvolvimento dos alunos e dos próprios professores quer estejam em serviço ou em formação inicial.