Neste trabalho procuramos analisar como tem sido desenvolvida as orientações didáticas referentes ao ensino de equações do 1° grau em manuais de livros didáticos utilizados no 7° ano do ensino fundamental embasando esta análise a aspectos relacionados a possíveis indícios de obstáculos didáticos referentes ao ensino das equações do 1° grau. Para nortearmos melhor o leitor, apresentamos o que é obstáculos didáticos e epistemológicos, segundo as concepções de Bachelard, Guy Brousseau, Pais e Almouloud, considerando suas importantes contribuições neste campo de estudo, para então posteriormente adentrarmos aos possíveis indícios de obstáculos didáticos no ensino de equações do 1° grau. Neste sentido, para um melhor embasamento teórico do conteúdo matemático em tela enfatizamos o estudo das equações do 1º grau, nos referindo a aspectos históricos e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN), tendo em vista as competências e habilidades a serem desenvolvidas na unidade temática de álgebra proposta nos referidos documentos. Destacamos que o percurso metodológico desenvolvido neste estudo se faz através de revisões de literatura e análises feitas nos livros didáticos previamente selecionados para posteriormente categorizamos os possíveis indícios de obstáculos didáticos presentes em suas orientações didáticas, analisando os manuais de orientações ao professor e sugestões de atividades, onde consideramos os objetivos a serem alcançados pela pesquisa e propostas de possíveis metodologias a serem desenvolvidas durante o ensino. Destacamos mediante o objetivo da pesquisa que esta constitui carácter documental, qualitativa e exploratória em função de seu aprofundamento teórico. Dessa forma, destacamos este estudo como de fundamental importância tendo em vista o desenvolvimento de outros assuntos posteriores, sendo estes o pensamento algébrico, a linguagem simbólica e principalmente as equações no enfoque, que muito contribui na interpretação de situações presentes no contexto social e escolar do indivíduo.