SILVA, Raniel Gomes Da et al.. Gamificação como estratégia para o ensino de matemática. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98602>. Acesso em: 23/12/2024 00:13
Os equipamentos eletrônicos estão presentes cada vez mais tanto em nossa vida pessoal quanto em nossa vida profissional, facilitando a execução de diversas tarefas devido sua agilidade e eficiência, além de proporcionar entretenimento e diversão. Isso não é diferente no ambiente acadêmico, onde é notório o uso de diversas máquinas por seus integrantes, principalmente o celular. Além disso, não é novidade que as atividades lúdicas contribuem de forma significativa para o desenvolvimento educacional, proporcionando desenvolvimento de autonomia, despertando o interesse e instigando o aluno a desenvolver habilidades e competências necessárias para uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é abordar a gamificação como recurso pedagógico, uma vez que torna a aula mais dinâmica e atrativa, além de permitir o protagonismo do discente no processo de ensino e aprendizagem, criando estratégias, estabelecendo padrões, desenvolvendo sua autonomia, sua criatividade, seu pensamento lógico e crítico. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema, bem como o desenvolvimento de atividades na turma de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do campus Confresa, a fim de contribuir com a formação docente. Conclui-se que, aliar os recursos eletrônicos com os recursos educacionais pode ser uma boa estratégia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de um modo geral e, em particular, o aprendizado em matemática, tornando o processo mais atrativo e eficaz.