Esse artigo pretende discutir como a Arte Educação se apresenta como estratégia para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens. O trabalho é realizado pela Fundação Gol de Letra, organização social, instituída em 1998 pelos ex-jogadores Raí e Leonardo. A partir da Educação Integral os espaços educativos são campos férteis para potencializar o aprender (ampliação de repertório cultural e educacional) o conviver (desenvolvimento de valores e regras de convivência) e o multiplicar (formação de adolescentes e jovens como multiplicadores de conhecimentos e atitudes) com estratégias pedagógicas variadas tais como: Imaginação Sociológica, Arte Educação, Lazer, Cultura, Esporte Educacional, Educação Midiática, Educação para a paz, Cartografia, Formação para o Trabalho e Educação Antirracista. Considerando que a Educação Integral garante o desenvolvimento em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constitui como projeto coletivo, compartilhado por educandos, famílias, educadores, gestores e comunidades locais – as estratégias pedagógicas contribuem para impactar positivamente a vida das juventudes, seja na relação com os seus pares ou na preparação para a vida. A Arte na educação, alinhada às metodologias ativas, possibilitará a centralidade dos educandos no processo de aprendizagem, potencializando a interação, a ludicidade, a convivência, a expressão, a criticidade, a curiosidade, a troca de ideias, provocando-os a conciliarem diferentes conhecimentos na resolução de problemas do mundo real. Os resultados apresentados contemplam os processos coletivos de reflexão a partir de avaliação e auto avaliação que indicam o desenvolvimento de Habilidades para a vida: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com os sentimentos, lidar com o estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas.