Neste trabalho, propomos uma abordagem para o ensino de Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de enriquecer a prática docente em sala de aula. Esta pesquisa envolveu a colaboração de três escolas públicas localizadas em Ceará-Mirim, no estado do Rio Grande do Norte, sendo duas delas situadas na zona urbana e uma na zona rural. O ponto de partida dessa investigação foi a aplicação de um questionário aos professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nessas instituições, com o intuito de avaliar o estado atual do ensino de Probabilidade do 1º ao 5º ano. A escolha do tema se baseou na constatação de que, embora a Probabilidade seja um tópico incluído nos documentos oficiais que orientam o ensino no país, sua abordagem eficaz na Educação Básica é frequentemente prejudicada. Isso ocorre, em grande parte, devido à falta de preparo dos professores dos Anos Iniciais, que muitas vezes não receberam formação específica para ensinar Probabilidade ou não se sentem preparados. Além disso, os materiais didáticos disponíveis frequentemente não atendem aos padrões de qualidade desejados. Como resultado deste trabalho, foram desenvolvidas propostas didáticas, incluindo oficinas e atividades, aliados às diretrizes e Habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que podem ser facilmente implementadas pelos professores em suas aulas. Acreditamos que essas ideias proporcionarão aos educadores ferramentas valiosas para tornar o ensino de Probabilidade mais acessível, envolvente e eficaz nos primeiros anos da Educação Básica. Por meio deste estudo, esperamos que os professores encontrem inspiração e recursos práticos para aprimorar o ensino da Probabilidade, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades matemáticas fundamentais em seus alunos.