O presente estudo tem como objetivo analisar a importância da gestão democrática e participativa no espaço de educação profissional, a partir da percepção de gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O estudo respalda-se por uma abordagem qualitativa da pesquisa, e como procedimento metodológico optou-se pela revisão bibliográfica e documental, visando mostrar e especificar a exposição teórica de autores que estudam a respeito da temática, além de documentos e legislações. Para apreensão da percepção dos gestores, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Como resultado percebe-se que a organização do IFRN está alicerçada, a partir da concepção da gestão democrática, como princípio que norteia todo arcabouço legal, principalmente, no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico do IFRN. As impressões dos gestores entrevistados demonstraram preocupação em relação à ausência dos representantes no conselho escolar, denunciando o desconhecimento dos sujeitos sobre a importância de ocupar tal lugar de fala, em que a participação materializa a gestão democrática. Apesar dos esforços realizados pelas instituições em compor o colegiado, segundo os gestores, a comunidade inadmite e/ou ignora a realização das reuniões por possuírem outros afazeres, negligenciando a ocasião que assegura a exequibilidade da gestão democrática. Outro fato que desperta inquietação é a quantidade de reuniões do conselho escolar, que, regimentalmente é estabelecido apenas duas reuniões anualmente. Além disso, algumas decisões são tomadas pelos gestores sem necessariamente serem levadas aos colegiados, considerando o curto espaço de tempo para convocação e aval de conselhos. Enfim, a prática da gestão democrática em espaços de educação profissional, no caso em estudo, ainda é um processo em construção.