PERTENCIMENTO PROFISSIONAL NA UNIVERSIDADE: PROFESSOR ALFABETIZADOR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100524 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7769 "inscrito_id" => 2484 "titulo" => "PERTENCIMENTO PROFISSIONAL NA UNIVERSIDADE: PROFESSOR ALFABETIZADOR" "resumo" => "O estudo corresponde a recorte de um projeto de extensão mais amplo desenvolvido por docentes do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras), Vassouras, RJ, Brasil. O grupo de trabalho instrumentaliza encontros de professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com os acadêmicos do curso de Pedagogia, objetivando partilhar memórias e experiências construídas ao longo da trajetória profissional. O desenho proposto integra, como convidadas, docentes que atuaram em processo de alfabetização das futuras pedagogas e acontece uma vez por semestre letivo, especificamente a partir das atividades pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Alfabetização, disponibilizada na grade curricular do referido curso. O trabalho oportuniza debate sobre as ações docentes, bem como reflexões sobre as práticas pedagógicas nos espaços e tempos pedagógicos, apresentando um diálogo com a temática identidade profissional docente, particularmente com os processos de construções identitárias dos professores alfabetizadores. Refletindo acerca da importância da alfabetização e letramento na vida dos educandos e no papel que o professor alfabetizador tem neste cenário, entendemos que discutir os processos identitários de um docente alfabetizador é pensar na constituição pelas formas de construção de pertencimento assumido pelo educador no decorrer de seu caminhar profissional. Para tanto, buscamos identificar o contexto educacional alfabetizador que vivenciamos no entorno da Univassouras, bem como fomentamos debates em relação aos conceitos de alfabetização e letramento. Desta feita, ponderamos sobre a necessidade de apropriarmos do perfil do professor alfabetizador a partir de dados dos percursos formativos dos educadores alfabetizadores. O aporte teórico está sendo desenvolvido a partir de pesquisa de estudiosos que discutem sobre a formação docente e identidade profissional docente, a exemplo de Zeichner (1992, 1993), Schön (2000), Pimenta (2000, 2002, 2006, 2008), Dubar (2012), entre outros. O estudo tem confirmado que a identidade profissional docente é constituída no percurso formativo, bem como nas experiências profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12282_TB7769_21062023000101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM" "autor_nome_curto" => "SUZANA AMORIM" "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100524 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7769 "inscrito_id" => 2484 "titulo" => "PERTENCIMENTO PROFISSIONAL NA UNIVERSIDADE: PROFESSOR ALFABETIZADOR" "resumo" => "O estudo corresponde a recorte de um projeto de extensão mais amplo desenvolvido por docentes do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras), Vassouras, RJ, Brasil. O grupo de trabalho instrumentaliza encontros de professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com os acadêmicos do curso de Pedagogia, objetivando partilhar memórias e experiências construídas ao longo da trajetória profissional. O desenho proposto integra, como convidadas, docentes que atuaram em processo de alfabetização das futuras pedagogas e acontece uma vez por semestre letivo, especificamente a partir das atividades pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Alfabetização, disponibilizada na grade curricular do referido curso. O trabalho oportuniza debate sobre as ações docentes, bem como reflexões sobre as práticas pedagógicas nos espaços e tempos pedagógicos, apresentando um diálogo com a temática identidade profissional docente, particularmente com os processos de construções identitárias dos professores alfabetizadores. Refletindo acerca da importância da alfabetização e letramento na vida dos educandos e no papel que o professor alfabetizador tem neste cenário, entendemos que discutir os processos identitários de um docente alfabetizador é pensar na constituição pelas formas de construção de pertencimento assumido pelo educador no decorrer de seu caminhar profissional. Para tanto, buscamos identificar o contexto educacional alfabetizador que vivenciamos no entorno da Univassouras, bem como fomentamos debates em relação aos conceitos de alfabetização e letramento. Desta feita, ponderamos sobre a necessidade de apropriarmos do perfil do professor alfabetizador a partir de dados dos percursos formativos dos educadores alfabetizadores. O aporte teórico está sendo desenvolvido a partir de pesquisa de estudiosos que discutem sobre a formação docente e identidade profissional docente, a exemplo de Zeichner (1992, 1993), Schön (2000), Pimenta (2000, 2002, 2006, 2008), Dubar (2012), entre outros. O estudo tem confirmado que a identidade profissional docente é constituída no percurso formativo, bem como nas experiências profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12282_TB7769_21062023000101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA MEDEIROS BATISTA AMORIM" "autor_nome_curto" => "SUZANA AMORIM" "autor_email" => "suzana-amorim@uol.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }