O estudo corresponde a recorte de um projeto de extensão mais amplo desenvolvido por docentes do curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras (Univassouras), Vassouras, RJ, Brasil. O grupo de trabalho instrumentaliza encontros de professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental com os acadêmicos do curso de Pedagogia, objetivando partilhar memórias e experiências construídas ao longo da trajetória profissional. O desenho proposto integra, como convidadas, docentes que atuaram em processo de alfabetização das futuras pedagogas e acontece uma vez por semestre letivo, especificamente a partir das atividades pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Metodologia da Alfabetização, disponibilizada na grade curricular do referido curso. O trabalho oportuniza debate sobre as ações docentes, bem como reflexões sobre as práticas pedagógicas nos espaços e tempos pedagógicos, apresentando um diálogo com a temática identidade profissional docente, particularmente com os processos de construções identitárias dos professores alfabetizadores. Refletindo acerca da importância da alfabetização e letramento na vida dos educandos e no papel que o professor alfabetizador tem neste cenário, entendemos que discutir os processos identitários de um docente alfabetizador é pensar na constituição pelas formas de construção de pertencimento assumido pelo educador no decorrer de seu caminhar profissional. Para tanto, buscamos identificar o contexto educacional alfabetizador que vivenciamos no entorno da Univassouras, bem como fomentamos debates em relação aos conceitos de alfabetização e letramento. Desta feita, ponderamos sobre a necessidade de apropriarmos do perfil do professor alfabetizador a partir de dados dos percursos formativos dos educadores alfabetizadores. O aporte teórico está sendo desenvolvido a partir de pesquisa de estudiosos que discutem sobre a formação docente e identidade profissional docente, a exemplo de Zeichner (1992, 1993), Schön (2000), Pimenta (2000, 2002, 2006, 2008), Dubar (2012), entre outros. O estudo tem confirmado que a identidade profissional docente é constituída no percurso formativo, bem como nas experiências profissionais.