Este artigo compõe-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que tem como objeto de estudo o Ensino de Biologia e a formação discente. O presente artigo científico se configura a partir de um dos objetivos específicos da tese, que consiste em compreender a teoria do Antropoceno na construção de um referencial para trabalhar os conteúdos de Biologia. Para isso, a presente pesquisa pautou-se na metodologia da pesquisa bibliográfica, recorrendo a autores importantes sobre a tese do Antropoceno na perspectiva dos conflitos ambientais. A partir desse levantamento teórico, foi possível estabelecer paralelos entre os marcos que delimitam o Antropoceno e o Ensino de Biologia e, dessa forma, contribuir para uma melhor compreensão da teoria do Antropoceno, levantando novas questões que possam orientar a busca de seus indicadores em novas pesquisas, partindo-se do contexto escolar da Educação Básica. Para isso, a presente pesquisa pautou-se na metodologia da pesquisa bibliográfica que segundo Gray (2012) é um tipo de pesquisa que tem como um de seus propósitos um entendimento atualizado da temática estudada, do ponto de vista histórico, filosófico e epistemológico. A partir desse levantamento teórico, foi possível estabelecer conexões entre a teoria do Antropoceno com os conteúdos de Biologia e, dessa forma, como principais resultados, descreveu-se o espaço da dimensão científica do Antropoceno na perspectiva dos conflitos ambientais, contribuindo para uma melhor compreensão desses termos e levantando novas questões que possam orientar a busca de seus indicadores para um melhor aprofundamento teórico, tomando como base o contexto escolar da Educação Básica.