A fim de se referir aos espaços utilizados no contexto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), os surdos fazem uso de diversos sinais, dentre os quais, por exemplo, os referentes ao Centro de Educação (CE), ao Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE), o Centro de Estudos Inclusivos (CEI), o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXc). Considerando isso, este trabalho visa discutir, à luz dos estudos bakhtinianos e dos Estudos Surdos, como se deu a escolha desse sinais e a motivação subjacente. Para além disso, objetiva compreender a constituição identitária da comunidade surda local, em consonância com as decisões lexicais – a levar em conta que a opção por determinado vocábulo é um importante elemento estilístico na construção do discurso. Metodologicamente, esta investigação faz uso dos pressupostos da Linguística Aplicada, com vistas a reunir áreas distintas e problematizar os construtos de pesquisa. Caracterizando-se por um estudo de natureza interpretativista e abordagem qualitativa, foram fotografados os sinais concernentes aos espaços previamente aludidos, imagens as quais compõem o corpus. Nesse contexto, a análise empreendida desvelou um uso vocabular singular, à medida em que um mesmo parâmetro fonético-fonológico serve de base à designação comum desses lugares. Esse elemento, diferentemente dos demais aplicados em outros campi, simplifica a conversação espontânea, haja vista instituir um padrão de referência comum.