Brincar é algo inerente as crianças e só elas o realizam com espontaneidade. Quando se pensa em criança, vem logo à ideia de movimento, inquietação. Naturalmente, elas se envolvem num mundo de faz de conta, que as fazem viajar pelo irreal, simbolizando muitas vezes aspectos da realidade. Sua característica principal é o brinquedo. Todas as suas ações são pautadas no ato de brincar. O Brinquedo apesar do seu inegável reconhecimento como um fato histórico e cultural, por muito tempo foi visto como algo de pouco ou nenhum valor prático para a vida do homem. Alguns pais, como também algumas escolas, ainda desconhecem a influência, dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral da criança. Infelizmente por falta desse conhecimento, não dão a devida relevância as brincadeiras, ou o mundo mágico da fantasia e da simbologia. Diante desse contexto foram analisadas bibliografias de alguns autores que, com suas teorias têm contribuído para propostas educativas que percebam a criança, pronta para brincar, vivenciar e experimentar o lúdico como essencial à sua vida. O ato de brincar marcado pela espontaneidade é uma característica inerente das crianças. O jogo por exemplo, está presente na vida do homem desde seus primórdios. É um elemento cultural que perpassa gerações.