Os laboratórios de informática presentes nas escolas brasileiras estão ultrapassado, foram fundamentais para contextualizar a informática nas instituições de ensino, todavia, atualmente não evoluíram junto as tecnologias, deixando de ofertar subsídio para os anseios educacionais, posteriormente esse mecanismo era utilizado como suporte para o desenvolvimento de diferentes metodologias, facilitava a interação dos estudantes com o conteúdo porque despertava a curiosidade, muito dos discentes tinham o primeiro contato com a tecnologia através da escola. Nesse sentindo as tecnologias digitais vem tomando maior proporção no nosso cotidiano, facilitando a vida das pessoas, um exemplo disso é o celular pois, conseguimos nos comunicamos com as pessoas, realizarmos pagamentos, entre outras funções desse objeto que cabe na palma da mão. Relacionando esse avanço tecnológico com a educação é notável a possibilidade de resultados assertivos, um dos caminhos possíveis é mediante a jogos digitais. Com base nos estudos de Andrade (2021), Teixeira (2021), entre outros autores que somam na área de utilização de jogos digitais como estratégia de ensino fundamentaram a ideia central desse trabalho, que é apresenta a plataforma Kahoot como ferramenta útil para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem nas aulas de matemática nos anos finais do ensino fundamental. A tecnologia deve ser utilizada como recurso facilitador para o aprendizado, jovens estão em contato constante com os avanços possibilitado pela a globalização e os professores não devem ignorar esse recurso, os docentes precisam ver esses meios como aliado, pois, através de softwares torna possível construir jogos com diferentes conteúdos. Em 2018 o Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA) comprovou que o nível de aprendizado em matemática dos jovens brasileiros é baixo, esse fato pode ser justificado por a falta de metodologias atrativas, por isso é necessário a implementação de recursos digitais como metodologia para despertar o conhecimento de forma prazerosa, obtendo maior aprendizagem por parte dos alunos..