Tem-se constatado na literatura que o ensino de Química, especificamente físico-química, apresenta grandes desafios enfrentados por boa parte de professores da área. A Química ainda é enxergada como uma disciplina “difícil” de ser compreendida pela maioria dos estudantes, condição ainda mais preocupante no momento em que a escola não tem a disponibilidade de um laboratório de Química, dada a natureza empírica desta ciência. Outro fator relevante é a falta de materiais que possibilitem a elaboração e execução de aulas práticas. Nessa perspectiva, o uso de materiais alternativos tem aumentado de maneira significativa nas escolas, principalmente escolas públicas. Diante desta realidade, a produção de materiais alternativos tende a possibilitar que as aulas de Química não sejam executadas apenas de maneira teórica e abstrata. O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma apostila com o desenvolvimento de roteiros experimentais abordando o conteúdo de eletroquímica através da aplicação de materiais alternativos de baixo custo. A preparação de muitos desses materiais pode ser desenvolvido pelos próprios estudantes em sala de aula com auxílio do professor da disciplina, tornando os estudantes cada vez mais participativos nas aulas de Química e desenvolvendo uma interação professor-aluno, teoria e prática. No material são abordados conceitos fundamentais sobre o conteúdo de pilhas, baterias e eletrólise, dentre os experimentos presentes na apostilha são eles, pilhas eletroquímicas conhecida como pilha de Daniell, utilizando batata, limão e vinagre e também eletrólise caseira em vinagre. para que, dessa maneira, haja uma melhor compreensão do que foi estudado em sala de aula, facilitando e aprimorando o ensino-aprendizagem dos estudantes.