A pandemia de COVID-19 trouxe impactos significativos em todos os aspectos da vida humana. Na Educação, os reflexos dessa crise sanitária global foram imensuráveis tanto para os alunos, quanto para os professores e as instituições de ensino. Uma das principais medidas adotadas no Brasil para garantir a continuidade dos estudos no período de distanciamento social foi a implantação de um novo modelo educacional, chamado de Ensino Remoto, que se materializou de diferentes formas, em função da disponibilidade de recursos, sobretudo os digitais, em cada instituição, localidade e público. Este artigo de revisão de literatura buscou analisara ferramenta digital Google Meet e seu potencial para utilização nas atividades acadêmicas ofertadas por meio de encontros síncronos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, com pesquisas dos tipos bibliográfica e exploratória, que consultou as bases de dados SciELO e Google Acadêmico e selecionou 25 artigos que foram analisados no corpo deste estudo. Além de Leis e Decretos nacionais, os textos de Teixeira e Nascimento (2021); Marcondes, Ferrete e Lima (2022); e Machado, Rabelo e Oliveira (2022) figuram como referencial deste estudo. A análise do material possibilitou a reflexão sobre as desigualdades digitais existentes no Brasil e, como resultado, identificou os recursos da ferramenta Google Meet e suas possibilidades de utilização nas aulas síncronas do Ensino Remoto, bem como a sua contribuição para o rompimento das barreiras geográficas e para o distanciamento social, como era preconizado no contexto da pandemia.