O ensino dos conteúdos de Biologia no ensino médio tem sido tradicionalmente detalhado e requer bastante atenção dos alunos para compreendê-los. Entretanto, as aulas de Biologia muitas vezes são consideradas desestimulantes pelos estudantes e, por conseguinte, apresenta um desafio para os professores em lecionar, incentivando-os e fazendo com que eles sejam mais participativos na aula. Assim, este presente trabalho descreve o relato de experiência do desenvolvimento de um terrário de baixo custo como material didático e sua aplicação em aulas de biologia com uma turma de 19 alunos do 2º ano do ensino médio da E.E.E.M. Gama e Melo, da cidade de Princesa Isabel-PB. Para tal, foi realizada uma oficina com os alunos para que os mesmos construíssem um terrário com material de baixo custo. A produção do terrário pelos alunos durante a aula com base na aprendizagem significativa foi bem estimulante pois eles demonstraram interesse e participaram ativamente na montagem dos terrários, tirando dúvidas e mostrando criatividade na ornamentação e com isso conteúdos foram explicados como, por exemplo, as partes e funções do terrário, controle do ambiente, fotossíntese, simulação de ecossistemas, bem como as partes constituintes das plantas, e suas funções. Dessa forma a abordagem diferenciada permitiu o desenvolvimento do protagonismo dos alunos e a contextualização dos conceitos botânicos, incentivando e fortalecendo um aprendizado significativo. Por fim, é perceptível que a utilização de metodologias ativas nas salas de aula é fundamental para despertar o interesse dos alunos nos conteúdos e promover mudanças positivas em suas atitudes.