A PEDAGOGIA HOSPITALAR E A MULTI/INTER/TRANSDISCIPLINAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96467 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 2389 "titulo" => "A PEDAGOGIA HOSPITALAR E A MULTI/INTER/TRANSDISCIPLINAR" "resumo" => "O texto procura discutir a necessidade da pedagogia hospitalar e de se trabalhar a escolarização dentro de uma perspectiva multi/inter/transdisciplinar com pacientes/estudantes que devido a enfermidades não tem como frequentar a escola regular, e por isso, precisam passar períodos estendidos no hospital para tratamento. Nesta perspectiva o artigo retrata as políticas públicas que foram afirmativas para este avanço e a relevância de desenvolver atividades inclusivas integradoras que colaborem para a autonomia, mudança da realidade e sua formação de modo geral. Trata-se de um relato de experiência, pois apresenta a narração de uma experiência pedagógica dentro de uma perspectiva da educação inclusiva em ambientes considerados não escolares. Os referencias teóricos que irão nortear a discutição do tema são: os documentos oficiais vigentes no Brasil, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente entre outros, como também traremos à discussão pesquisadores da área como Rodrigues 2012, Matos e Mugiatti 2009, Mutti 2016 e Assis 2009.Através desses autores e dos documentos oficiais vigentes no Brasil e no mundo, é que essa pesquisa abordará o assunto para assim compreendemos o quanto é pertinente o estudo deste artigo, sua importância dentro da educação e o quanto precisamos entender sobre os benefícios da multi/inter/transdisciplinar em qualquer ambiente escolar para busca de melhores resultados no contexto das classes hospitalares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2389_TB2396_20062023160115.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA DUARTE DA SILVA SERAPIO" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "sheilapbduarte@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96467 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 2389 "titulo" => "A PEDAGOGIA HOSPITALAR E A MULTI/INTER/TRANSDISCIPLINAR" "resumo" => "O texto procura discutir a necessidade da pedagogia hospitalar e de se trabalhar a escolarização dentro de uma perspectiva multi/inter/transdisciplinar com pacientes/estudantes que devido a enfermidades não tem como frequentar a escola regular, e por isso, precisam passar períodos estendidos no hospital para tratamento. Nesta perspectiva o artigo retrata as políticas públicas que foram afirmativas para este avanço e a relevância de desenvolver atividades inclusivas integradoras que colaborem para a autonomia, mudança da realidade e sua formação de modo geral. Trata-se de um relato de experiência, pois apresenta a narração de uma experiência pedagógica dentro de uma perspectiva da educação inclusiva em ambientes considerados não escolares. Os referencias teóricos que irão nortear a discutição do tema são: os documentos oficiais vigentes no Brasil, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente entre outros, como também traremos à discussão pesquisadores da área como Rodrigues 2012, Matos e Mugiatti 2009, Mutti 2016 e Assis 2009.Através desses autores e dos documentos oficiais vigentes no Brasil e no mundo, é que essa pesquisa abordará o assunto para assim compreendemos o quanto é pertinente o estudo deste artigo, sua importância dentro da educação e o quanto precisamos entender sobre os benefícios da multi/inter/transdisciplinar em qualquer ambiente escolar para busca de melhores resultados no contexto das classes hospitalares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2389_TB2396_20062023160115.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA DUARTE DA SILVA SERAPIO" "autor_nome_curto" => "SHEILA" "autor_email" => "sheilapbduarte@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }