O texto procura discutir a necessidade da pedagogia hospitalar e de se trabalhar a escolarização dentro de uma perspectiva multi/inter/transdisciplinar com pacientes/estudantes que devido a enfermidades não tem como frequentar a escola regular, e por isso, precisam passar períodos estendidos no hospital para tratamento. Nesta perspectiva o artigo retrata as políticas públicas que foram afirmativas para este avanço e a relevância de desenvolver atividades inclusivas integradoras que colaborem para a autonomia, mudança da realidade e sua formação de modo geral. Trata-se de um relato de experiência, pois apresenta a narração de uma experiência pedagógica dentro de uma perspectiva da educação inclusiva em ambientes considerados não escolares. Os referencias teóricos que irão nortear a discutição do tema são: os documentos oficiais vigentes no Brasil, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente entre outros, como também traremos à discussão pesquisadores da área como Rodrigues 2012, Matos e Mugiatti 2009, Mutti 2016 e Assis 2009.Através desses autores e dos documentos oficiais vigentes no Brasil e no mundo, é que essa pesquisa abordará o assunto para assim compreendemos o quanto é pertinente o estudo deste artigo, sua importância dentro da educação e o quanto precisamos entender sobre os benefícios da multi/inter/transdisciplinar em qualquer ambiente escolar para busca de melhores resultados no contexto das classes hospitalares.