A ludicidade se manifesta de maneiras ricas e prazerosas aguçando a imaginação da criança, sua criatividade, habilidades motoras, além de ser essencial para desenvolvimento da aprendizagem da criança, sendo assim, o lúdico deve estar presente no cotidiano da mesma, de modo prazeroso, espontâneo e divertido. Portanto, o presente trabalho tem como tema “O lúdico no processo de ensino aprendizagem da criança na educação infantil” e traz como objetivo geral analisar a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos: verificar as dificuldades que o professor encontra para trabalhar o lúdico em sala de aula e identificar as estratégias que o professor utiliza para trabalhar a ludicidade. Quanto a metodologia utilizada, abordagem de cunho qualitativo, sendo uma pesquisa de campo. A pesquisa aconteceu em instituição de Educação Infantil no município de Teresina/PI, os sujeitos da pesquisa são duas professoras da Educação Infantil. A coleta de dados foi feita através de um questionário. Neste sentido, foi observado na pesquisa a importância de que a prática pedagógica do professor da Educação Infantil através da ludicidade pode propiciar o desenvolvimento de atividades que incentiva o raciocínio lógico, a imaginação e, assim, o professor poderá ter uma prática pedagógica de forma mais significativa.