ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9934 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 538 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O conhecimento científico com seu conteúdo denso e sua literatura rebuscada causam uma repulsa imediatos, sobretudo naqueles que nunca tiveram contato com suas temáticas. Contudo a ciência ao longo da história tem desempenhado papel importante no desenvolvimento da humanidade, neste sentido, ser letrado cientificamente é uma necessidade para o indivíduo da sociedade contemporânea. Motivados pela participação no 48ª Encontro Regional de Ensino de Astronomia, desenvolvemos um projeto com o objetivo de promover uma alfabetização científica focada nos estudos astronômicos a partir de oficinas, experiências e ações lúdicas. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida neste projeto junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral, uma escola da periferia de João Pessoa/PB. Iniciamos o projeto com um seminário intitulado “Grande Cientistas” desenvolvendo pesquisas sobre grandes nomes da Astronomia como Nicolau Copérnico, Cláudio Ptolomeu, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galillei e Issac Newton. Após as apresentações os estudantes assistiram e estudaram alguns documentários sobre o Sistema Solar estudando cada planeta isoladamente. A fase seguinte foi a realização de oficinas sobre o nosso Sistema Solar: na primeira oficina comparamos os tamanhos dos planetas com o do Sol em uma escala devidamente adotada utilizando folhas de papel e papel alumínio; na segunda oficinas trabalhamos com as distâncias médias dos planetas ao Sol em uma escala devidamente adotada utilizando rolos de papel; na terceira oficina estudamos as estações do ano ao utilizarmos bolas de isopor, palitos de churrascos, ligas, soquete e lâmpada incandescente. Uma próxima fase ainda não realizada objetiva formar os estudantes para serem monitores de novas ações que deverão ser oferecidas para outros sujeitos da comunidade escolar e circunvizinha. Até o momento concluímos que o desenvolvimento do trabalho tem contribuído para uma melhora significativa no processo de ensino-aprendizagem da Física dos estudantes participantes do projeto, pois alfabetizando-os no campo da ciência eles são capazes de atuar de forma crítica, fundamentada e participativa diante dos conteúdos do currículo formal. Além disso, a manipulação dos conceitos envolvidos no estudo da Astronomia tem despertado curiosidades acerca de outros temas da ciência e aumentado o desejo de multiplicar o conhecimento adquirido contribuindo para alfabetização científica de outros indivíduos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, CIÊNCIA, MULTIPLICADORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_17_50_45_idinscrito_538_ace7a679b882774a2e6d4a15ead59833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO GOMES ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO" "autor_email" => "jpferreira117@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9934 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 538 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O conhecimento científico com seu conteúdo denso e sua literatura rebuscada causam uma repulsa imediatos, sobretudo naqueles que nunca tiveram contato com suas temáticas. Contudo a ciência ao longo da história tem desempenhado papel importante no desenvolvimento da humanidade, neste sentido, ser letrado cientificamente é uma necessidade para o indivíduo da sociedade contemporânea. Motivados pela participação no 48ª Encontro Regional de Ensino de Astronomia, desenvolvemos um projeto com o objetivo de promover uma alfabetização científica focada nos estudos astronômicos a partir de oficinas, experiências e ações lúdicas. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida neste projeto junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral, uma escola da periferia de João Pessoa/PB. Iniciamos o projeto com um seminário intitulado “Grande Cientistas” desenvolvendo pesquisas sobre grandes nomes da Astronomia como Nicolau Copérnico, Cláudio Ptolomeu, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galillei e Issac Newton. Após as apresentações os estudantes assistiram e estudaram alguns documentários sobre o Sistema Solar estudando cada planeta isoladamente. A fase seguinte foi a realização de oficinas sobre o nosso Sistema Solar: na primeira oficina comparamos os tamanhos dos planetas com o do Sol em uma escala devidamente adotada utilizando folhas de papel e papel alumínio; na segunda oficinas trabalhamos com as distâncias médias dos planetas ao Sol em uma escala devidamente adotada utilizando rolos de papel; na terceira oficina estudamos as estações do ano ao utilizarmos bolas de isopor, palitos de churrascos, ligas, soquete e lâmpada incandescente. Uma próxima fase ainda não realizada objetiva formar os estudantes para serem monitores de novas ações que deverão ser oferecidas para outros sujeitos da comunidade escolar e circunvizinha. Até o momento concluímos que o desenvolvimento do trabalho tem contribuído para uma melhora significativa no processo de ensino-aprendizagem da Física dos estudantes participantes do projeto, pois alfabetizando-os no campo da ciência eles são capazes de atuar de forma crítica, fundamentada e participativa diante dos conteúdos do currículo formal. Além disso, a manipulação dos conceitos envolvidos no estudo da Astronomia tem despertado curiosidades acerca de outros temas da ciência e aumentado o desejo de multiplicar o conhecimento adquirido contribuindo para alfabetização científica de outros indivíduos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, CIÊNCIA, MULTIPLICADORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_22_10_2014_17_50_45_idinscrito_538_ace7a679b882774a2e6d4a15ead59833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO GOMES ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO" "autor_email" => "jpferreira117@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }