Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A ASTRONOMIA NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, CIÊNCIA, MULTIPLICADORES Pôster (PO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O conhecimento científico com seu conteúdo denso e sua literatura rebuscada causam uma repulsa imediatos, sobretudo naqueles que nunca tiveram contato com suas temáticas. Contudo a ciência ao longo da história tem desempenhado papel importante no desenvolvimento da humanidade, neste sentido, ser letrado cientificamente é uma necessidade para o indivíduo da sociedade contemporânea. Motivados pela participação no 48ª Encontro Regional de Ensino de Astronomia, desenvolvemos um projeto com o objetivo de promover uma alfabetização científica focada nos estudos astronômicos a partir de oficinas, experiências e ações lúdicas. O presente trabalho relata a experiência desenvolvida neste projeto junto a alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral, uma escola da periferia de João Pessoa/PB. Iniciamos o projeto com um seminário intitulado “Grande Cientistas” desenvolvendo pesquisas sobre grandes nomes da Astronomia como Nicolau Copérnico, Cláudio Ptolomeu, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galillei e Issac Newton. Após as apresentações os estudantes assistiram e estudaram alguns documentários sobre o Sistema Solar estudando cada planeta isoladamente. A fase seguinte foi a realização de oficinas sobre o nosso Sistema Solar: na primeira oficina comparamos os tamanhos dos planetas com o do Sol em uma escala devidamente adotada utilizando folhas de papel e papel alumínio; na segunda oficinas trabalhamos com as distâncias médias dos planetas ao Sol em uma escala devidamente adotada utilizando rolos de papel; na terceira oficina estudamos as estações do ano ao utilizarmos bolas de isopor, palitos de churrascos, ligas, soquete e lâmpada incandescente. Uma próxima fase ainda não realizada objetiva formar os estudantes para serem monitores de novas ações que deverão ser oferecidas para outros sujeitos da comunidade escolar e circunvizinha. Até o momento concluímos que o desenvolvimento do trabalho tem contribuído para uma melhora significativa no processo de ensino-aprendizagem da Física dos estudantes participantes do projeto, pois alfabetizando-os no campo da ciência eles são capazes de atuar de forma crítica, fundamentada e participativa diante dos conteúdos do currículo formal. Além disso, a manipulação dos conceitos envolvidos no estudo da Astronomia tem despertado curiosidades acerca de outros temas da ciência e aumentado o desejo de multiplicar o conhecimento adquirido contribuindo para alfabetização científica de outros indivíduos.

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