Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

SABOREANDO AS CEREJAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES, PARA UM AGUÇAR DOS DESEJOS NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE LEITORES, PRÁTICA DE LEITURA, TEXTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9734
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 836
    "inscrito_id" => 1620
    "titulo" => "SABOREANDO AS CEREJAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES, PARA UM AGUÇAR DOS DESEJOS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Pensando em refletir acerca das práticas de leitura desenvolvidas em escolas da rede pública de ensino e verificar até que ponto tais práticas contribuem para a formação de leitores efetivos do texto literário, desenvolvemos, sob as orientações de dois professores vinculados ao curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto de extensão “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano”. Das ações que foram desenvolvidas ao longo de um ano em uma turma de ensino médio, o presente artigo detém-se apenas na apresentação do trabalho de leitura com o conto “As cerejas”, de Lygia Fagundes Telles, durante uma das ações da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor”, vinculada ao referido projeto. Objetivamos também tecer algumas considerações acerca de como se deu a recepção desse conto pelos alunos com os quais trabalhamos. Na confecção das oficinas bem como nos procedimentos utilizados em sala de aula, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Cosson (2006; 2013), Araújo (2013) e Bosi (2003) que procuram pensar a leitura literária como um componente imprescindível na formação humana do sujeito. A experiência no referido projeto se revelou significativa não só para nós como, sobretudo, para os alunos que dela participaram. Além disso, foi-nos possível comprovar que o espaço da sala de aula ainda pode se tornar locus prazeroso para a formação de leitores a partir de uma perspectiva segundo a qual saber e sabor estão amalgamados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, PRÁTICA DE LEITURA, TEXTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_34_49_idinscrito_1620_aa1ab5ef9cfb82443764fc41b3ebf9bb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRLA CÁSSIA XAVIER SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AIRLA XAVIER"
    "autor_email" => "cassia_airla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9734
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 836
    "inscrito_id" => 1620
    "titulo" => "SABOREANDO AS CEREJAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES, PARA UM AGUÇAR DOS DESEJOS NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "Pensando em refletir acerca das práticas de leitura desenvolvidas em escolas da rede pública de ensino e verificar até que ponto tais práticas contribuem para a formação de leitores efetivos do texto literário, desenvolvemos, sob as orientações de dois professores vinculados ao curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto de extensão “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano”. Das ações que foram desenvolvidas ao longo de um ano em uma turma de ensino médio, o presente artigo detém-se apenas na apresentação do trabalho de leitura com o conto “As cerejas”, de Lygia Fagundes Telles, durante uma das ações da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor”, vinculada ao referido projeto. Objetivamos também tecer algumas considerações acerca de como se deu a recepção desse conto pelos alunos com os quais trabalhamos. Na confecção das oficinas bem como nos procedimentos utilizados em sala de aula, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Cosson (2006; 2013), Araújo (2013) e Bosi (2003) que procuram pensar a leitura literária como um componente imprescindível na formação humana do sujeito. A experiência no referido projeto se revelou significativa não só para nós como, sobretudo, para os alunos que dela participaram. Além disso, foi-nos possível comprovar que o espaço da sala de aula ainda pode se tornar locus prazeroso para a formação de leitores a partir de uma perspectiva segundo a qual saber e sabor estão amalgamados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, PRÁTICA DE LEITURA, TEXTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_34_49_idinscrito_1620_aa1ab5ef9cfb82443764fc41b3ebf9bb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AIRLA CÁSSIA XAVIER SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AIRLA XAVIER"
    "autor_email" => "cassia_airla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Pensando em refletir acerca das práticas de leitura desenvolvidas em escolas da rede pública de ensino e verificar até que ponto tais práticas contribuem para a formação de leitores efetivos do texto literário, desenvolvemos, sob as orientações de dois professores vinculados ao curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto de extensão “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano”. Das ações que foram desenvolvidas ao longo de um ano em uma turma de ensino médio, o presente artigo detém-se apenas na apresentação do trabalho de leitura com o conto “As cerejas”, de Lygia Fagundes Telles, durante uma das ações da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor”, vinculada ao referido projeto. Objetivamos também tecer algumas considerações acerca de como se deu a recepção desse conto pelos alunos com os quais trabalhamos. Na confecção das oficinas bem como nos procedimentos utilizados em sala de aula, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Cosson (2006; 2013), Araújo (2013) e Bosi (2003) que procuram pensar a leitura literária como um componente imprescindível na formação humana do sujeito. A experiência no referido projeto se revelou significativa não só para nós como, sobretudo, para os alunos que dela participaram. Além disso, foi-nos possível comprovar que o espaço da sala de aula ainda pode se tornar locus prazeroso para a formação de leitores a partir de uma perspectiva segundo a qual saber e sabor estão amalgamados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.