SABOREANDO AS CEREJAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES, PARA UM AGUÇAR DOS DESEJOS NA SALA DE AULA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9734 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 836 "inscrito_id" => 1620 "titulo" => "SABOREANDO AS CEREJAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES, PARA UM AGUÇAR DOS DESEJOS NA SALA DE AULA" "resumo" => "Pensando em refletir acerca das práticas de leitura desenvolvidas em escolas da rede pública de ensino e verificar até que ponto tais práticas contribuem para a formação de leitores efetivos do texto literário, desenvolvemos, sob as orientações de dois professores vinculados ao curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto de extensão “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano”. Das ações que foram desenvolvidas ao longo de um ano em uma turma de ensino médio, o presente artigo detém-se apenas na apresentação do trabalho de leitura com o conto “As cerejas”, de Lygia Fagundes Telles, durante uma das ações da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor”, vinculada ao referido projeto. Objetivamos também tecer algumas considerações acerca de como se deu a recepção desse conto pelos alunos com os quais trabalhamos. Na confecção das oficinas bem como nos procedimentos utilizados em sala de aula, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Cosson (2006; 2013), Araújo (2013) e Bosi (2003) que procuram pensar a leitura literária como um componente imprescindível na formação humana do sujeito. A experiência no referido projeto se revelou significativa não só para nós como, sobretudo, para os alunos que dela participaram. Além disso, foi-nos possível comprovar que o espaço da sala de aula ainda pode se tornar locus prazeroso para a formação de leitores a partir de uma perspectiva segundo a qual saber e sabor estão amalgamados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, PRÁTICA DE LEITURA, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_34_49_idinscrito_1620_aa1ab5ef9cfb82443764fc41b3ebf9bb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRLA CÁSSIA XAVIER SILVA" "autor_nome_curto" => "AIRLA XAVIER" "autor_email" => "cassia_airla@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9734 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 836 "inscrito_id" => 1620 "titulo" => "SABOREANDO AS CEREJAS, DE LYGIA FAGUNDES TELLES, PARA UM AGUÇAR DOS DESEJOS NA SALA DE AULA" "resumo" => "Pensando em refletir acerca das práticas de leitura desenvolvidas em escolas da rede pública de ensino e verificar até que ponto tais práticas contribuem para a formação de leitores efetivos do texto literário, desenvolvemos, sob as orientações de dois professores vinculados ao curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE), campus VI da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto de extensão “Um encontro, um texto: uma proposta de letramento literário em escolas do cariri paraibano e do moxotó pernambucano”. Das ações que foram desenvolvidas ao longo de um ano em uma turma de ensino médio, o presente artigo detém-se apenas na apresentação do trabalho de leitura com o conto “As cerejas”, de Lygia Fagundes Telles, durante uma das ações da oficina “Do primeiro beijo à descoberta do amor”, vinculada ao referido projeto. Objetivamos também tecer algumas considerações acerca de como se deu a recepção desse conto pelos alunos com os quais trabalhamos. Na confecção das oficinas bem como nos procedimentos utilizados em sala de aula, valemo-nos das orientações teórico-metodológicas de Cosson (2006; 2013), Araújo (2013) e Bosi (2003) que procuram pensar a leitura literária como um componente imprescindível na formação humana do sujeito. A experiência no referido projeto se revelou significativa não só para nós como, sobretudo, para os alunos que dela participaram. Além disso, foi-nos possível comprovar que o espaço da sala de aula ainda pode se tornar locus prazeroso para a formação de leitores a partir de uma perspectiva segundo a qual saber e sabor estão amalgamados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE LEITORES, PRÁTICA DE LEITURA, TEXTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_34_49_idinscrito_1620_aa1ab5ef9cfb82443764fc41b3ebf9bb.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIRLA CÁSSIA XAVIER SILVA" "autor_nome_curto" => "AIRLA XAVIER" "autor_email" => "cassia_airla@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }