JOGOS MATEMATICOS: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO COMO UM RECURSO DIDÁTICO NA SALA DE AULA.
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9895 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 22 "titulo" => "JOGOS MATEMATICOS: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO COMO UM RECURSO DIDÁTICO NA SALA DE AULA." "resumo" => "Este artigo constitui-se de um relato de experiência de uma prática pedagógica em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio no município de Campina Grande/PB, desenvolvida pelas alunas estagiárias bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Objetivamos com este trabalho, refletir sobre a utilização dos jogos matemáticos como importante recurso didático para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos pelos alunos. É incontestável que a matemática se faz presente na vida cotidiana do individuo, porém, no geral, na escola é vista como um aprendizado difícil, dado que muitos alunos apresentam dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos e consequentemente, no desenvolvimento do raciocínio lógico. Os jogos são empregados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através das brincadeiras é mais prazeroso para os alunos apreender conceitos e habilidades que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionais. Desse modo, objetivamos destacar a importância do uso dos jogos matemáticos como meio auxiliar para o professor desenvolver atividades pedagógicas que visem facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, a partir de aulas mais dinâmicas e prazerosas. A partir de observações realizadas numa turma do 4º ano e de relatos de alunos verificamos que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos relacionava-se a aprendizagem da matemática, mais especificamente, a resolução de problemas. A aprendizagem da Matemática depende de uma grande variedade de fatores o que torna o seu ensino bastante complexo e, dentro dessa complexidade, a utilização dos jogos matemáticos como valioso recurso didático permite um processo de aprendizagem mais amplo da matemática por parte da criança, contribuindo para que a mesma reflita sobre suas ações e participe mais ativamente das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_23_53_24_idinscrito_22_57e255f158b130575ae2293f5b7376e5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela_ferreiradossantos" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9895 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 22 "titulo" => "JOGOS MATEMATICOS: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO COMO UM RECURSO DIDÁTICO NA SALA DE AULA." "resumo" => "Este artigo constitui-se de um relato de experiência de uma prática pedagógica em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio no município de Campina Grande/PB, desenvolvida pelas alunas estagiárias bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Objetivamos com este trabalho, refletir sobre a utilização dos jogos matemáticos como importante recurso didático para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos pelos alunos. É incontestável que a matemática se faz presente na vida cotidiana do individuo, porém, no geral, na escola é vista como um aprendizado difícil, dado que muitos alunos apresentam dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos e consequentemente, no desenvolvimento do raciocínio lógico. Os jogos são empregados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através das brincadeiras é mais prazeroso para os alunos apreender conceitos e habilidades que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionais. Desse modo, objetivamos destacar a importância do uso dos jogos matemáticos como meio auxiliar para o professor desenvolver atividades pedagógicas que visem facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, a partir de aulas mais dinâmicas e prazerosas. A partir de observações realizadas numa turma do 4º ano e de relatos de alunos verificamos que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos relacionava-se a aprendizagem da matemática, mais especificamente, a resolução de problemas. A aprendizagem da Matemática depende de uma grande variedade de fatores o que torna o seu ensino bastante complexo e, dentro dessa complexidade, a utilização dos jogos matemáticos como valioso recurso didático permite um processo de aprendizagem mais amplo da matemática por parte da criança, contribuindo para que a mesma reflita sobre suas ações e participe mais ativamente das aulas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_23_53_24_idinscrito_22_57e255f158b130575ae2293f5b7376e5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela_ferreiradossantos" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }