Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

JOGOS MATEMATICOS: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO COMO UM RECURSO DIDÁTICO NA SALA DE AULA.

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID
"2014-11-21 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9895
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 22
    "titulo" => "JOGOS MATEMATICOS: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO COMO UM RECURSO DIDÁTICO NA SALA DE AULA."
    "resumo" => "Este artigo constitui-se de um relato de experiência de uma prática pedagógica em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio no município de Campina Grande/PB, desenvolvida pelas alunas estagiárias bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Objetivamos com este trabalho, refletir sobre a utilização dos jogos matemáticos como importante recurso didático para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos pelos alunos. É incontestável que a matemática se faz presente na vida cotidiana do individuo, porém, no geral, na escola é vista como um aprendizado difícil, dado que muitos alunos apresentam dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos e consequentemente, no desenvolvimento do raciocínio lógico. Os jogos são empregados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através das brincadeiras é mais prazeroso para os alunos apreender conceitos e habilidades que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionais. Desse modo, objetivamos destacar a importância do uso dos jogos matemáticos como meio auxiliar para o professor desenvolver atividades pedagógicas que visem facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, a partir de aulas mais dinâmicas e prazerosas. A partir de observações realizadas numa turma do 4º ano e de relatos de alunos verificamos que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos relacionava-se a aprendizagem da matemática, mais especificamente, a resolução de problemas. A aprendizagem da Matemática depende de uma grande variedade de fatores o que torna o seu ensino bastante complexo e, dentro dessa complexidade, a utilização dos jogos matemáticos como valioso recurso didático permite um processo de aprendizagem mais amplo da matemática por parte da criança, contribuindo para que a mesma reflita sobre suas ações e participe mais ativamente das aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_23_53_24_idinscrito_22_57e255f158b130575ae2293f5b7376e5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "isabela_ferreiradossantos"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9895
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 413
    "inscrito_id" => 22
    "titulo" => "JOGOS MATEMATICOS: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO COMO UM RECURSO DIDÁTICO NA SALA DE AULA."
    "resumo" => "Este artigo constitui-se de um relato de experiência de uma prática pedagógica em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio no município de Campina Grande/PB, desenvolvida pelas alunas estagiárias bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Objetivamos com este trabalho, refletir sobre a utilização dos jogos matemáticos como importante recurso didático para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos pelos alunos. É incontestável que a matemática se faz presente na vida cotidiana do individuo, porém, no geral, na escola é vista como um aprendizado difícil, dado que muitos alunos apresentam dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos e consequentemente, no desenvolvimento do raciocínio lógico. Os jogos são empregados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através das brincadeiras é mais prazeroso para os alunos apreender conceitos e habilidades que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionais. Desse modo, objetivamos destacar a importância do uso dos jogos matemáticos como meio auxiliar para o professor desenvolver atividades pedagógicas que visem facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, a partir de aulas mais dinâmicas e prazerosas. A partir de observações realizadas numa turma do 4º ano e de relatos de alunos verificamos que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos relacionava-se a aprendizagem da matemática, mais especificamente, a resolução de problemas. A aprendizagem da Matemática depende de uma grande variedade de fatores o que torna o seu ensino bastante complexo e, dentro dessa complexidade, a utilização dos jogos matemáticos como valioso recurso didático permite um processo de aprendizagem mais amplo da matemática por parte da criança, contribuindo para que a mesma reflita sobre suas ações e participe mais ativamente das aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, RECURSO DIDÁTICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_10_2014_23_53_24_idinscrito_22_57e255f158b130575ae2293f5b7376e5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ISABELA"
    "autor_email" => "isabela_ferreiradossantos"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Este artigo constitui-se de um relato de experiência de uma prática pedagógica em desenvolvimento na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio no município de Campina Grande/PB, desenvolvida pelas alunas estagiárias bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Objetivamos com este trabalho, refletir sobre a utilização dos jogos matemáticos como importante recurso didático para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa dos conceitos matemáticos pelos alunos. É incontestável que a matemática se faz presente na vida cotidiana do individuo, porém, no geral, na escola é vista como um aprendizado difícil, dado que muitos alunos apresentam dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos e consequentemente, no desenvolvimento do raciocínio lógico. Os jogos são empregados como uma forma dinâmica de ensinar matemática, pois através das brincadeiras é mais prazeroso para os alunos apreender conceitos e habilidades que normalmente não aprenderiam em aulas tradicionais. Desse modo, objetivamos destacar a importância do uso dos jogos matemáticos como meio auxiliar para o professor desenvolver atividades pedagógicas que visem facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos e, consequentemente, o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, a partir de aulas mais dinâmicas e prazerosas. A partir de observações realizadas numa turma do 4º ano e de relatos de alunos verificamos que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos relacionava-se a aprendizagem da matemática, mais especificamente, a resolução de problemas. A aprendizagem da Matemática depende de uma grande variedade de fatores o que torna o seu ensino bastante complexo e, dentro dessa complexidade, a utilização dos jogos matemáticos como valioso recurso didático permite um processo de aprendizagem mais amplo da matemática por parte da criança, contribuindo para que a mesma reflita sobre suas ações e participe mais ativamente das aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.