PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10134 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 87 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Considerando o processo de ensino de Língua Inglesa (LI) realizado por estagiários em escolas públicas, que por sua vez, permite que o docente em formação inicial seja inserido em um contexto que na maioria das vezes apresenta inúmeras dificuldades, notamos que existe a necessidade de que os graduandos (futuros professores) sejam conscientizados a respeito da prática reflexiva que um professor deve exercer sobre seu próprio trabalho, com o propósito de alcançar seu aprimoramento. Para tanto, temos como objetivo comprovar, a partir de resultados parciais, a relevância da prática reflexiva por estagiários em regência durante todo o processo de desenvolvimento de um trabalho proposto em turmas de ensino médio de escola pública. Esta pesquisa é resultado de um projeto desenvolvido por alunos do curso de Letras- Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o período de estágio em uma turma de 3º Ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande- PB, cuja proposta de trabalho visava à produção do gênero textual receita em LI, que por sua vez foi amparada por uma Sequencia Didática (SD). Dentro dessa perspectiva, partimos do suporte epistemológico sobre algumas das competências que o professor deve ter segundo Perrenoud (2000); abordamos a relevância da prática reflexiva e sua influência no ofício de professor tendo como base as concepções de Perrenoud (2002); apresentamos a proposta de ensino pautado na SD segundo Dolz et.al (2004) e versamos ainda sobre a função do estágio e sua relevância na formação docente inicial a partir das teorias de Pimenta e Lima (2011). Como resultados parciais, podemos comprovar a partir de algumas produções dos alunos, a eficácia da reflexão docente durante o processo de estágio. Assim, concluímos que existe uma diferenciação entre professores de LI que refletem sobre sua prática de ensino e aqueles que não o fazem, pois esta prática resulta no aperfeiçoamento de sua postura como professor, processo esse que deve ser iniciado desde a formação inicial docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_18_10_2014_13_23_42_idinscrito_368_a30609c268bf696cc5f465cedc3b299d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILDA GONDIM DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "ROZY GONDIM" "autor_email" => "rozygondim@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10134 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 87 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "PRÁTICA REFLEXIVA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Considerando o processo de ensino de Língua Inglesa (LI) realizado por estagiários em escolas públicas, que por sua vez, permite que o docente em formação inicial seja inserido em um contexto que na maioria das vezes apresenta inúmeras dificuldades, notamos que existe a necessidade de que os graduandos (futuros professores) sejam conscientizados a respeito da prática reflexiva que um professor deve exercer sobre seu próprio trabalho, com o propósito de alcançar seu aprimoramento. Para tanto, temos como objetivo comprovar, a partir de resultados parciais, a relevância da prática reflexiva por estagiários em regência durante todo o processo de desenvolvimento de um trabalho proposto em turmas de ensino médio de escola pública. Esta pesquisa é resultado de um projeto desenvolvido por alunos do curso de Letras- Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o período de estágio em uma turma de 3º Ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Campina Grande- PB, cuja proposta de trabalho visava à produção do gênero textual receita em LI, que por sua vez foi amparada por uma Sequencia Didática (SD). Dentro dessa perspectiva, partimos do suporte epistemológico sobre algumas das competências que o professor deve ter segundo Perrenoud (2000); abordamos a relevância da prática reflexiva e sua influência no ofício de professor tendo como base as concepções de Perrenoud (2002); apresentamos a proposta de ensino pautado na SD segundo Dolz et.al (2004) e versamos ainda sobre a função do estágio e sua relevância na formação docente inicial a partir das teorias de Pimenta e Lima (2011). Como resultados parciais, podemos comprovar a partir de algumas produções dos alunos, a eficácia da reflexão docente durante o processo de estágio. Assim, concluímos que existe uma diferenciação entre professores de LI que refletem sobre sua prática de ensino e aqueles que não o fazem, pois esta prática resulta no aperfeiçoamento de sua postura como professor, processo esse que deve ser iniciado desde a formação inicial docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "LÍNGUA INGLESA, FORMAÇÃO INICIAL, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_18_10_2014_13_23_42_idinscrito_368_a30609c268bf696cc5f465cedc3b299d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILDA GONDIM DA SILVA NETA" "autor_nome_curto" => "ROZY GONDIM" "autor_email" => "rozygondim@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }