Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

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CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/LETRAS/UEPB PARA AS AULAS DE LITERATURA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: PIBID/ LETRAS, LITERATURA, ENSINO INOVADOR Pôster (PO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa deve propor ações inovadoras, capazes de atrair a atenção dos alunos para o conhecimento compartilhado, fazendo com que os conteúdos programáticos não sejam apenas repassados de professor para aluno de maneira enfadonha, desgastante para ambos. Partindo desse pressuposto, o PIBID/UEPB com o subprojeto Letras, além de proporcionar o contato do graduando com o contexto de sala de aula, também propõe, através de uma perspectiva sócio-interacionista, levar o aluno a ter participação mais ativa nas aulas de Literatura. O presente trabalho foi desenvolvido a partir do mini projeto que envolve a 1ª fase da Literatura Modernista. Realizamos o trabalho no período de doze aulas na turma do 3º ano “B” do ensino médio, na escola Estadual Obdúlia Dantas, na cidade de Catolé do Rocha, Paraíba, objetivando proporcionar aos alunos uma forma prazerosa de aprendizado, fugindo do desgaste do ensino tradicional de Literatura. Visamos, através da utilização de vários recursos didáticos pedagógicos, alcançar melhores resultados em relação à aprendizagem do conteúdo abordado. Para esse fim, utilizamos diversos recursos para que tivessem acesso a textos e imagem que os conduzissem a reflexão e debate sobre o assunto. As atividades culminaram na reprodução da Semana de Arte Moderna, proporcionando a interação da turma. A exposição comentada pelos alunos foi aberta para visitação de professores da escola e de outras turmas. No decorrer das aulas, foi possível perceber a evolução dos alunos, todos participaram das aulas e se empenharam para cumprir com os quesitos abordados durante as aulas. Portanto, pode-se ver essa parceria CAPES/PIBIB/UEPB como grande aliada para se alcançar bons resultados metodológicos e norteadores para esse tão almejado ensino inovador, contextualizado às reais necessidades dos alunos. Enquanto graduandos observamos na projeção e desenvolvimento desse trabalho, a oportunidade de nos qualificar, aprimorando práticas metodológicas que atuam de acordo com a realidade sócio-cultural dos alunos.

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