AS DIFICULDADES DO PROFESSOR NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10125 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 741 "inscrito_id" => 1459 "titulo" => "AS DIFICULDADES DO PROFESSOR NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ" "resumo" => "O propósito deste trabalho é apresentar uma investigação/ação sobre as dificuldades do professor no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Geometria Espacial, em lecionar este assunto aos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Médio em Escolas Públicas Estaduais do município de Santa Cruz/RN. A finalidade deste estudo é verificarmos os problemas enfrentados pelos educadores que lecionam no período letivo em que o tópico é abordado nas turmas investigadas, vale salientar que as Escolas Públicas não dispõem de recursos pedagógicos. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa-ação foram aplicados questionários com questões objetivas e questões abertas aos professores das turmas, é importante salientar que na cidade de Santa Cruz apenas três Escolas Estaduais lecionam o Ensino Médio, logo a pesquisa atingiu a toda a população objeto de estudo, que são três professores. Os questionamentos versaram sobre os recursos pedagógicos, as condições disponibilizadas pela escola, as dificuldades enfrentadas no processo e a possibilidade do uso de um software educativo. Após a aplicação, analisaram-se estes dados, em resposta aos quetionamentos, os educadores identificam que seus alunos não tem visão espacial e não relaciona a geometria espacial a geometria plana, entre outros fatores. Estudar geometria espacial está previsto nos PCNs (1999) e PCNEMs (2006), assim como, o tema já foi tratado pelos autores Kaleff (2003), Lindquist (1994) e Dienes (1974). Além das dificuldades próprias dos alunos, o professor que não tem a sua disposição recursos didáticos, tais como, sólidos geométricos e não possui habilidade para desenhar. É válido afirmar que no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática é evidenciada alguma dificuldade dos alunos, quando o assunto em específico é a geometria espacial, ocorrem diversos empecilhos, prejudicando ainda mais o procedimento. Os educadores evidenciam que o uso de um software educativo seria um ótimo recurso didático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL, DIFICULDADES, ESCOLAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_20_59_20_idinscrito_1459_ceca8db6b02ff8b30646469a49f30c22.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA" "autor_email" => "rosangela.silva@ifrn.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10125 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 741 "inscrito_id" => 1459 "titulo" => "AS DIFICULDADES DO PROFESSOR NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ" "resumo" => "O propósito deste trabalho é apresentar uma investigação/ação sobre as dificuldades do professor no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Geometria Espacial, em lecionar este assunto aos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Médio em Escolas Públicas Estaduais do município de Santa Cruz/RN. A finalidade deste estudo é verificarmos os problemas enfrentados pelos educadores que lecionam no período letivo em que o tópico é abordado nas turmas investigadas, vale salientar que as Escolas Públicas não dispõem de recursos pedagógicos. Como procedimentos metodológicos desta pesquisa-ação foram aplicados questionários com questões objetivas e questões abertas aos professores das turmas, é importante salientar que na cidade de Santa Cruz apenas três Escolas Estaduais lecionam o Ensino Médio, logo a pesquisa atingiu a toda a população objeto de estudo, que são três professores. Os questionamentos versaram sobre os recursos pedagógicos, as condições disponibilizadas pela escola, as dificuldades enfrentadas no processo e a possibilidade do uso de um software educativo. Após a aplicação, analisaram-se estes dados, em resposta aos quetionamentos, os educadores identificam que seus alunos não tem visão espacial e não relaciona a geometria espacial a geometria plana, entre outros fatores. Estudar geometria espacial está previsto nos PCNs (1999) e PCNEMs (2006), assim como, o tema já foi tratado pelos autores Kaleff (2003), Lindquist (1994) e Dienes (1974). Além das dificuldades próprias dos alunos, o professor que não tem a sua disposição recursos didáticos, tais como, sólidos geométricos e não possui habilidade para desenhar. É válido afirmar que no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática é evidenciada alguma dificuldade dos alunos, quando o assunto em específico é a geometria espacial, ocorrem diversos empecilhos, prejudicando ainda mais o procedimento. Os educadores evidenciam que o uso de um software educativo seria um ótimo recurso didático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "GEOMETRIA ESPACIAL, DIFICULDADES, ESCOLAS PÚBLICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_20_59_20_idinscrito_1459_ceca8db6b02ff8b30646469a49f30c22.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA" "autor_email" => "rosangela.silva@ifrn.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }