Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AMPLIANDO HORIZONTES: PARTINDO DO CONTEXTO DO ALUNO RUMO A NOVOS CONHECIMENTOS

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNEROS, CONTEXTO SOCIAL Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9855
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 887
    "inscrito_id" => 347
    "titulo" => "AMPLIANDO HORIZONTES: PARTINDO DO CONTEXTO DO ALUNO RUMO A NOVOS CONHECIMENTOS"
    "resumo" => "O presente artigo irá discorrer acerca dos resultados obtidos através de uma sequência didática aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, durante o semestre 2014.1, pelo Projeto Cultura, Literatura e criatividade: do erudito ao popular (CLIC) pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras com habilitação em Língua portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sendo uma iniciativa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tendo por objetivo demonstrar a eficácia de se trabalhar com gêneros textuais diversos em sala de aula e de se levar em consideração o contexto social do aluno, partindo do que ele conhece para que seja possível ampliar seu horizonte de conhecimentos, desenvolvendo sua criticidade, sua capacidade reflexiva, através de leitura, interpretação e, principalmente, discussão de temas que se correlacionam com a sua realidade. Para tanto, serão utilizados como pressupostos teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), além de pesquisadores como Geraldi (2006) e Pereira (2011) que tratam do assunto em pauta no presente trabalho. Agregando teoria e prática, o trabalho realizado com a sequência permitiu perceber que é possível trabalhar a língua portuguesa de forma dinâmica e eficaz, atrelando escrita, oralidade e o contexto do aluno, também possibilitou a nós, enquanto bolsistas, estudantes de graduação e futuros profissionais da educação, confrontar-nos com um ambiente em que é promovida a aliança entre academia e escola em prol de uma formação adequada para os alunos de ambos os lugares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNEROS, CONTEXTO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_11_2014_14_38_41_idinscrito_347_a63511e13a5266976f19ce999786411f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA"
    "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9855
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 887
    "inscrito_id" => 347
    "titulo" => "AMPLIANDO HORIZONTES: PARTINDO DO CONTEXTO DO ALUNO RUMO A NOVOS CONHECIMENTOS"
    "resumo" => "O presente artigo irá discorrer acerca dos resultados obtidos através de uma sequência didática aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, durante o semestre 2014.1, pelo Projeto Cultura, Literatura e criatividade: do erudito ao popular (CLIC) pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras com habilitação em Língua portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sendo uma iniciativa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tendo por objetivo demonstrar a eficácia de se trabalhar com gêneros textuais diversos em sala de aula e de se levar em consideração o contexto social do aluno, partindo do que ele conhece para que seja possível ampliar seu horizonte de conhecimentos, desenvolvendo sua criticidade, sua capacidade reflexiva, através de leitura, interpretação e, principalmente, discussão de temas que se correlacionam com a sua realidade. Para tanto, serão utilizados como pressupostos teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), além de pesquisadores como Geraldi (2006) e Pereira (2011) que tratam do assunto em pauta no presente trabalho. Agregando teoria e prática, o trabalho realizado com a sequência permitiu perceber que é possível trabalhar a língua portuguesa de forma dinâmica e eficaz, atrelando escrita, oralidade e o contexto do aluno, também possibilitou a nós, enquanto bolsistas, estudantes de graduação e futuros profissionais da educação, confrontar-nos com um ambiente em que é promovida a aliança entre academia e escola em prol de uma formação adequada para os alunos de ambos os lugares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, GÊNEROS, CONTEXTO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_06_11_2014_14_38_41_idinscrito_347_a63511e13a5266976f19ce999786411f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA"
    "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo irá discorrer acerca dos resultados obtidos através de uma sequência didática aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, durante o semestre 2014.1, pelo Projeto Cultura, Literatura e criatividade: do erudito ao popular (CLIC) pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras com habilitação em Língua portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sendo uma iniciativa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tendo por objetivo demonstrar a eficácia de se trabalhar com gêneros textuais diversos em sala de aula e de se levar em consideração o contexto social do aluno, partindo do que ele conhece para que seja possível ampliar seu horizonte de conhecimentos, desenvolvendo sua criticidade, sua capacidade reflexiva, através de leitura, interpretação e, principalmente, discussão de temas que se correlacionam com a sua realidade. Para tanto, serão utilizados como pressupostos teóricos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), além de pesquisadores como Geraldi (2006) e Pereira (2011) que tratam do assunto em pauta no presente trabalho. Agregando teoria e prática, o trabalho realizado com a sequência permitiu perceber que é possível trabalhar a língua portuguesa de forma dinâmica e eficaz, atrelando escrita, oralidade e o contexto do aluno, também possibilitou a nós, enquanto bolsistas, estudantes de graduação e futuros profissionais da educação, confrontar-nos com um ambiente em que é promovida a aliança entre academia e escola em prol de uma formação adequada para os alunos de ambos os lugares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.