ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA”
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9929 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 381 "titulo" => "ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA”" "resumo" => "Este trabalho visa relatar e analisar o projeto de “Leitura e Produção do Texto Opinativo: Dialogando com a Tipologia Textual Dissertativa/Argumentativa”, tendo como público alvo os alunos das três turmas de 3ºs anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto objetivou a realização de oficinas de leitura e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa, abordando a tipologia textual dissertativa/argumentativa, como fator fundamental para a formação de sujeitos-leitores capazes de reconstruir o sentido do texto e se posicionarem de forma crítica, argumentando e apontando suas ideias, opiniões, questionamentos e reflexões diante do tema exposto. Além disso buscamos a melhoria da escrita dos educandos a partir do reconhecimento das características do texto dissertativo como proposto pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), levando em consideração que os educandos estão em preparação para a realização do exame e que este propõe ao candidato a produção desse tipo de texto. As oficinas de produção textual foram ministradas pela professora de Língua Portuguesa da escola, Mª Elizabete Sales e pela equipe PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) de Língua Portuguesa, da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), no período de julho a setembro de 2014. Essa pesquisa-ação teve como aportes teóricos, as contribuições de MARCUSCHI (2004), KOCH (2011) e SILVA E MENEZES (2005). O presente trabalho enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção de um pensamento coerente, possibilitando ao educando a capacidade de construir suas relações diante do mundo e desenvolver a facilidade de expressar-se oralmente em público e através de textos escritos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, TEXTO OPINATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_16_10_2014_12_36_44_idinscrito_381_8d0a75741cb0eb1f5e290a8c2c31f9f2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA PEREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA BRITO" "autor_email" => "jessikagba@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9929 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 381 "titulo" => "ATUAÇÃO PIBID: REFLEXÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO PROJETO “LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO OPINATIVO: DIALOGANDO COM A TIPOLOGIA TEXTUAL DISSERTATIVA/ARGUMENTATIVA”" "resumo" => "Este trabalho visa relatar e analisar o projeto de “Leitura e Produção do Texto Opinativo: Dialogando com a Tipologia Textual Dissertativa/Argumentativa”, tendo como público alvo os alunos das três turmas de 3ºs anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, da cidade de Guarabira – Paraíba. O projeto objetivou a realização de oficinas de leitura e produção de textos nas aulas de Língua Portuguesa, abordando a tipologia textual dissertativa/argumentativa, como fator fundamental para a formação de sujeitos-leitores capazes de reconstruir o sentido do texto e se posicionarem de forma crítica, argumentando e apontando suas ideias, opiniões, questionamentos e reflexões diante do tema exposto. Além disso buscamos a melhoria da escrita dos educandos a partir do reconhecimento das características do texto dissertativo como proposto pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), levando em consideração que os educandos estão em preparação para a realização do exame e que este propõe ao candidato a produção desse tipo de texto. As oficinas de produção textual foram ministradas pela professora de Língua Portuguesa da escola, Mª Elizabete Sales e pela equipe PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) de Língua Portuguesa, da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), no período de julho a setembro de 2014. Essa pesquisa-ação teve como aportes teóricos, as contribuições de MARCUSCHI (2004), KOCH (2011) e SILVA E MENEZES (2005). O presente trabalho enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção de um pensamento coerente, possibilitando ao educando a capacidade de construir suas relações diante do mundo e desenvolver a facilidade de expressar-se oralmente em público e através de textos escritos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Práticas de Gestão Pedagógica no âmbito do PIBID" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, TEXTO OPINATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_16_10_2014_12_36_44_idinscrito_381_8d0a75741cb0eb1f5e290a8c2c31f9f2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA PEREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA BRITO" "autor_email" => "jessikagba@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }