Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS NA FABRICAÇÃO DE SABÃO E DETERGENTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESPAÇO ESCOLAR.

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, SABÃO, ÓLEO Comunicação Oral (CO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2014-11-21 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10174
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 856
    "inscrito_id" => 512
    "titulo" => "REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS NA FABRICAÇÃO DE SABÃO E DETERGENTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => "A educação para o exercício da cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a constituição brasileira e legislação de ensino. Tal função vem sendo defendida por muitos educadores no Ensino Médio, o qual inclui a disciplina de Química. Com esse propósito os docentes vêm buscados novas metodologias de ensino para que os alunos compreendam de forma abrangente e integrada as transformações químicas que ocorrem no mundo físico e assim possam julgá-las e tomar decisões que venha a contribuir para sociedade resolvendo situações problemas e assim se posicione criticamente frente às questões de ordem científica, tecnológica, social, política, econômica e ambiental. Isso se justifica pelo fato de que o ser humano tem a necessidade em conhecer e entender o mundo a sua volta, sendo a Química uma das disciplinas fundamental e responsável em conduzir o indivíduo para compreender os fenômenos ocorridos no mundo natural. Pensando nestas questões, desenvolveu-se e avaliou-se uma proposta didática baseada no trabalho com atividades experimentais a partir da reciclagem do óleo residual de fritura, para obtenção de sabão e detergente ecológico, que foi realizado com alunos de uma turma da 2º série da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, situada na cidade de Campina Grande. Onde, realizou-se inicialmente a conscientização do descarte inadequado do óleo residual de fritura e das consequências ambientais originadas por este descarte no meio ambiente. Após a conscientização foram discutidos os aspectos químicos que envolve o estudo das reações de saponificação. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que segundo Oliveira (2002), este tipo de pesquisa possui a facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada hipótese ou problema, buscar analisar a interação de algumas variáveis, além de compreender e classificar processos dinâmicos experimentais por grupos sociais, buscando apresentar contribuições no processo de mudanças, criação ou formação de opiniões de um determinado grupo e permitir interpretar particularidades nos comportamentos ou atitudes dos indivíduos.A transformação de óleo residual em sabão é uma das maneiras de colaborar com a preservação do meio ambiente, que através da reutilização e reaproveitamento torna- se um ato de cidadania e de conscientização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, SABÃO, ÓLEO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_49_13_idinscrito_512_bc77a14e4ba8e74d5bb9ee2cdd18b9b6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSLA RAYANA ARAÚJO GODOI"
    "autor_nome_curto" => "THAYSLA GODOI"
    "autor_email" => "thayslagodoi@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10174
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 856
    "inscrito_id" => 512
    "titulo" => "REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS NA FABRICAÇÃO DE SABÃO E DETERGENTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESPAÇO ESCOLAR."
    "resumo" => "A educação para o exercício da cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a constituição brasileira e legislação de ensino. Tal função vem sendo defendida por muitos educadores no Ensino Médio, o qual inclui a disciplina de Química. Com esse propósito os docentes vêm buscados novas metodologias de ensino para que os alunos compreendam de forma abrangente e integrada as transformações químicas que ocorrem no mundo físico e assim possam julgá-las e tomar decisões que venha a contribuir para sociedade resolvendo situações problemas e assim se posicione criticamente frente às questões de ordem científica, tecnológica, social, política, econômica e ambiental. Isso se justifica pelo fato de que o ser humano tem a necessidade em conhecer e entender o mundo a sua volta, sendo a Química uma das disciplinas fundamental e responsável em conduzir o indivíduo para compreender os fenômenos ocorridos no mundo natural. Pensando nestas questões, desenvolveu-se e avaliou-se uma proposta didática baseada no trabalho com atividades experimentais a partir da reciclagem do óleo residual de fritura, para obtenção de sabão e detergente ecológico, que foi realizado com alunos de uma turma da 2º série da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, situada na cidade de Campina Grande. Onde, realizou-se inicialmente a conscientização do descarte inadequado do óleo residual de fritura e das consequências ambientais originadas por este descarte no meio ambiente. Após a conscientização foram discutidos os aspectos químicos que envolve o estudo das reações de saponificação. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que segundo Oliveira (2002), este tipo de pesquisa possui a facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada hipótese ou problema, buscar analisar a interação de algumas variáveis, além de compreender e classificar processos dinâmicos experimentais por grupos sociais, buscando apresentar contribuições no processo de mudanças, criação ou formação de opiniões de um determinado grupo e permitir interpretar particularidades nos comportamentos ou atitudes dos indivíduos.A transformação de óleo residual em sabão é uma das maneiras de colaborar com a preservação do meio ambiente, que através da reutilização e reaproveitamento torna- se um ato de cidadania e de conscientização."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, SABÃO, ÓLEO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_49_13_idinscrito_512_bc77a14e4ba8e74d5bb9ee2cdd18b9b6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSLA RAYANA ARAÚJO GODOI"
    "autor_nome_curto" => "THAYSLA GODOI"
    "autor_email" => "thayslagodoi@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A educação para o exercício da cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a constituição brasileira e legislação de ensino. Tal função vem sendo defendida por muitos educadores no Ensino Médio, o qual inclui a disciplina de Química. Com esse propósito os docentes vêm buscados novas metodologias de ensino para que os alunos compreendam de forma abrangente e integrada as transformações químicas que ocorrem no mundo físico e assim possam julgá-las e tomar decisões que venha a contribuir para sociedade resolvendo situações problemas e assim se posicione criticamente frente às questões de ordem científica, tecnológica, social, política, econômica e ambiental. Isso se justifica pelo fato de que o ser humano tem a necessidade em conhecer e entender o mundo a sua volta, sendo a Química uma das disciplinas fundamental e responsável em conduzir o indivíduo para compreender os fenômenos ocorridos no mundo natural. Pensando nestas questões, desenvolveu-se e avaliou-se uma proposta didática baseada no trabalho com atividades experimentais a partir da reciclagem do óleo residual de fritura, para obtenção de sabão e detergente ecológico, que foi realizado com alunos de uma turma da 2º série da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, situada na cidade de Campina Grande. Onde, realizou-se inicialmente a conscientização do descarte inadequado do óleo residual de fritura e das consequências ambientais originadas por este descarte no meio ambiente. Após a conscientização foram discutidos os aspectos químicos que envolve o estudo das reações de saponificação. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que segundo Oliveira (2002), este tipo de pesquisa possui a facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada hipótese ou problema, buscar analisar a interação de algumas variáveis, além de compreender e classificar processos dinâmicos experimentais por grupos sociais, buscando apresentar contribuições no processo de mudanças, criação ou formação de opiniões de um determinado grupo e permitir interpretar particularidades nos comportamentos ou atitudes dos indivíduos.A transformação de óleo residual em sabão é uma das maneiras de colaborar com a preservação do meio ambiente, que através da reutilização e reaproveitamento torna- se um ato de cidadania e de conscientização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.