Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 220
REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS NA FABRICAÇÃO DE SABÃO E DETERGENTE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESPAÇO ESCOLAR.

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, SABÃO, ÓLEO Comunicação Oral (CO) Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

A educação para o exercício da cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a constituição brasileira e legislação de ensino. Tal função vem sendo defendida por muitos educadores no Ensino Médio, o qual inclui a disciplina de Química. Com esse propósito os docentes vêm buscados novas metodologias de ensino para que os alunos compreendam de forma abrangente e integrada as transformações químicas que ocorrem no mundo físico e assim possam julgá-las e tomar decisões que venha a contribuir para sociedade resolvendo situações problemas e assim se posicione criticamente frente às questões de ordem científica, tecnológica, social, política, econômica e ambiental. Isso se justifica pelo fato de que o ser humano tem a necessidade em conhecer e entender o mundo a sua volta, sendo a Química uma das disciplinas fundamental e responsável em conduzir o indivíduo para compreender os fenômenos ocorridos no mundo natural. Pensando nestas questões, desenvolveu-se e avaliou-se uma proposta didática baseada no trabalho com atividades experimentais a partir da reciclagem do óleo residual de fritura, para obtenção de sabão e detergente ecológico, que foi realizado com alunos de uma turma da 2º série da Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, situada na cidade de Campina Grande. Onde, realizou-se inicialmente a conscientização do descarte inadequado do óleo residual de fritura e das consequências ambientais originadas por este descarte no meio ambiente. Após a conscientização foram discutidos os aspectos químicos que envolve o estudo das reações de saponificação. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que segundo Oliveira (2002), este tipo de pesquisa possui a facilidade de poder descrever a complexidade de uma determinada hipótese ou problema, buscar analisar a interação de algumas variáveis, além de compreender e classificar processos dinâmicos experimentais por grupos sociais, buscando apresentar contribuições no processo de mudanças, criação ou formação de opiniões de um determinado grupo e permitir interpretar particularidades nos comportamentos ou atitudes dos indivíduos.A transformação de óleo residual em sabão é uma das maneiras de colaborar com a preservação do meio ambiente, que através da reutilização e reaproveitamento torna- se um ato de cidadania e de conscientização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.