MAPAS MENTAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSTAS DE ATIVIDADES DOCENTES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA.
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Para o tratamento desta questão, discutimos a formação de professores de Geografia baseados em autores como Pimenta (2012) e Bueno (2013). Estabelecer uma articulação dos conhecimentos específicos, voltados a Geografia, os saberes pedagógicos, relacionados à educação, e a prática, corresponde, necessariamente, com a criação da identidade profissional do licenciando. A oficina ministrada em Julho de 2014, na UFPB, a pedido dos coordenadores do PIBID, tinha por objetivo enfatizar a discussão sobre o mapa. Não que este corresponda a um tema inexplorado, nem tampouco desconhecido no campo da Geografia. As pesquisas correspondentes à Cartografia Escolar, voltada à cartografia para escolares, procedem dos trabalhos de Lívia de Oliveira realizada a mais de 30 anos, relacionando à base construtivista de Jean Piaget. Atualmente, novas discussões surgem diante desta linha de pesquisa, a chamada Cartografia Social. 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