Neste trabalho buscamos promover reflexões a respeito da Resolução de Problemas no ensino de Matemática, destacando uma experiência que se deu no Clube de Matemática a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A experiência se deu em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública da cidade de Monteiro do Cariri Paraibano. A matemática durante muito tempo foi considerada “o bicho papão” das disciplinas, muito alunos temiam a mesma por não compreenderem o que estava sendo exposto pelo professor, afinal a matemática apresentada muitas vezes era desvinculada da realidade, onde os alunos aprendiam através de memorização de fórmulas acompanhadas de repetições de exercícios. Não queremos apontar culpados, mas sim apresentar propostas de ensino que venham a tornar as aulas de matemática mais eficazes, nesse sentido apresentamos a resolução de problemas como metodologia de ensino que possibilita uma melhor compreensão dos conceitos e que pode servir de pilar para construção do conhecimento matemático. Destacaremos o Problema do salário, especialmente no que diz sentido à maneira que os alunos resolveram tal problema e o grau de dificuldade que os alunos classificaram a partir do problema proposto.