Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA

Palavra-chaves: ENERGIA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Comunicação Oral (CO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-22 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10114
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => "ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA"
    "resumo" => "O trabalho discute a realização de uma proposta didática desenvolvida por alunos do subprojeto de física do PIBID/UEPB juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante, para trabalhar conceitos relacionados à Energia, nas aulas de Física no ensino médio. A atividade foi desenvolvida com trinta e três alunos do primeiro ano do ensino médio regular da escola estadual Ademar Veloso da Silveira situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, foram desenvolvidas quatro atividades abordando conceitos de energia, produção e consumo e suas relações com o cotidiano. A primeira intervenção ocorreu em forma de oficina pedagógica a partir de uma abordagem experimental problematizadora utilizando o experimento do barquinho “pop pop” para a discussão dos tipos e transformações de energia em processos físicos. A segunda intervenção propôs trabalhar os processos de produção de energia através de várias fontes alternativas renováveis e não renováveis, discutindo aspectos que se relacionam a ciência e a sociedade. As discussões foram realizadas a partir de exposição de vídeos e reportagens relacionados ao tema. A terceira intervenção utilizou como estratégia didática um jogo de questionamentos, o qual estimulou os estudantes a relacionar conceitos físicos acerca de energia com situações cotidianas. Por fim, a quarta intervenção se apropriou da atividade de resolução de problemas, abordando os conceitos trabalhados durante o desenvolvimento da proposta. Foram escolhidos dois problemas, sendo um deles de caráter investigativo, levando a estudante a criar e propor estratégias de resolução, o outro problema que funcionou como um mero exercício de resolução direta, no intuito de realizarmos uma comparação em relação à atitude dos estudantes diante da atividade.  Os estudantes se mostraram bastante receptivos a todas as atividades e as diferentes abordagens realizadas, sendo mais participativos e empenhados durante as aulas. Pudemos alcançar nossos objetivos quanto aos resultados esperados, e ainda proporcionamos ao estudante atividades atrativas que permitiu a construção dos conhecimentos e a conscientização sobre o tema energia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENERGIA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_10_2014_00_11_44_idinscrito_110_d877addafa086745e00f72a754875e4c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALLY GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENALLY GONÇALVE"
    "autor_email" => "renally.gs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10114
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 110
    "titulo" => "ABORDAGENS INOVADORAS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO SOBRE ENERGIA"
    "resumo" => "O trabalho discute a realização de uma proposta didática desenvolvida por alunos do subprojeto de física do PIBID/UEPB juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante, para trabalhar conceitos relacionados à Energia, nas aulas de Física no ensino médio. A atividade foi desenvolvida com trinta e três alunos do primeiro ano do ensino médio regular da escola estadual Ademar Veloso da Silveira situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, foram desenvolvidas quatro atividades abordando conceitos de energia, produção e consumo e suas relações com o cotidiano. A primeira intervenção ocorreu em forma de oficina pedagógica a partir de uma abordagem experimental problematizadora utilizando o experimento do barquinho “pop pop” para a discussão dos tipos e transformações de energia em processos físicos. A segunda intervenção propôs trabalhar os processos de produção de energia através de várias fontes alternativas renováveis e não renováveis, discutindo aspectos que se relacionam a ciência e a sociedade. As discussões foram realizadas a partir de exposição de vídeos e reportagens relacionados ao tema. A terceira intervenção utilizou como estratégia didática um jogo de questionamentos, o qual estimulou os estudantes a relacionar conceitos físicos acerca de energia com situações cotidianas. Por fim, a quarta intervenção se apropriou da atividade de resolução de problemas, abordando os conceitos trabalhados durante o desenvolvimento da proposta. Foram escolhidos dois problemas, sendo um deles de caráter investigativo, levando a estudante a criar e propor estratégias de resolução, o outro problema que funcionou como um mero exercício de resolução direta, no intuito de realizarmos uma comparação em relação à atitude dos estudantes diante da atividade.  Os estudantes se mostraram bastante receptivos a todas as atividades e as diferentes abordagens realizadas, sendo mais participativos e empenhados durante as aulas. Pudemos alcançar nossos objetivos quanto aos resultados esperados, e ainda proporcionamos ao estudante atividades atrativas que permitiu a construção dos conhecimentos e a conscientização sobre o tema energia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENERGIA, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_10_2014_00_11_44_idinscrito_110_d877addafa086745e00f72a754875e4c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENALLY GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENALLY GONÇALVE"
    "autor_email" => "renally.gs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-22 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

O trabalho discute a realização de uma proposta didática desenvolvida por alunos do subprojeto de física do PIBID/UEPB juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante, para trabalhar conceitos relacionados à Energia, nas aulas de Física no ensino médio. A atividade foi desenvolvida com trinta e três alunos do primeiro ano do ensino médio regular da escola estadual Ademar Veloso da Silveira situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, foram desenvolvidas quatro atividades abordando conceitos de energia, produção e consumo e suas relações com o cotidiano. A primeira intervenção ocorreu em forma de oficina pedagógica a partir de uma abordagem experimental problematizadora utilizando o experimento do barquinho “pop pop” para a discussão dos tipos e transformações de energia em processos físicos. A segunda intervenção propôs trabalhar os processos de produção de energia através de várias fontes alternativas renováveis e não renováveis, discutindo aspectos que se relacionam a ciência e a sociedade. As discussões foram realizadas a partir de exposição de vídeos e reportagens relacionados ao tema. A terceira intervenção utilizou como estratégia didática um jogo de questionamentos, o qual estimulou os estudantes a relacionar conceitos físicos acerca de energia com situações cotidianas. Por fim, a quarta intervenção se apropriou da atividade de resolução de problemas, abordando os conceitos trabalhados durante o desenvolvimento da proposta. Foram escolhidos dois problemas, sendo um deles de caráter investigativo, levando a estudante a criar e propor estratégias de resolução, o outro problema que funcionou como um mero exercício de resolução direta, no intuito de realizarmos uma comparação em relação à atitude dos estudantes diante da atividade. Os estudantes se mostraram bastante receptivos a todas as atividades e as diferentes abordagens realizadas, sendo mais participativos e empenhados durante as aulas. Pudemos alcançar nossos objetivos quanto aos resultados esperados, e ainda proporcionamos ao estudante atividades atrativas que permitiu a construção dos conhecimentos e a conscientização sobre o tema energia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.