Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE (DES) ENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98514
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5111
    "inscrito_id" => 20328
    "titulo" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE (DES) ENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho docente. O objetivo geral é refletir sobre a coordenação pedagógica e os impactos no trabalho docente, como ação coletiva sobre a prática pedagógica. A problemática do estudo delineia-se em: qual a relação de (des) envolvimento da coordenação pedagógica com o trabalho docente? Trata-se de uma investigação com revisão bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, no qual há o aprofundamento no mundo dos significados, das ações e relações humanas, trabalhando com crenças, valores e atitudes no contexto que se inicia com o envolvimento dos docentes nos espaços de coordenação pedagógica e no impacto desse envolvimento no processo de desenvolvimento profissional docente. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento o questionário para professores e coordenadores pedagógicos da rede pública do Distrito Federal. A fundamentação teórica encontra-se amparada em legislações da Secretaria de Educação do Distrito Federal, bem como autores que tratam do trabalho docente e coordenação pedagógica, como Vasconcellos (2019), Saviani (2013), Tardif e Lessard (2014), Pimenta (1999), Franco (2012), Dantas (2007), entre outros. Os resultados mostram que a relação entre a coordenação pedagógica e o trabalho docente é fundamental, pois a coordenação pedagógica atua como uma ponte entre a equipe gestora da escola e os professores, em ações muito além do planejamento de ensino. Através do diálogo e da escuta atenta, a coordenação pedagógica identifica as necessidades e demandas dos docentes em relação ao processo educativo, propondo ações e soluções que possam contribuir para a melhoria do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20328_TB5111_27102023082423.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO FERREIR"
    "autor_email" => "adrianoferreira@edu.se.df"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98514
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5111
    "inscrito_id" => 20328
    "titulo" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE (DES) ENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho docente. O objetivo geral é refletir sobre a coordenação pedagógica e os impactos no trabalho docente, como ação coletiva sobre a prática pedagógica. A problemática do estudo delineia-se em: qual a relação de (des) envolvimento da coordenação pedagógica com o trabalho docente? Trata-se de uma investigação com revisão bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, no qual há o aprofundamento no mundo dos significados, das ações e relações humanas, trabalhando com crenças, valores e atitudes no contexto que se inicia com o envolvimento dos docentes nos espaços de coordenação pedagógica e no impacto desse envolvimento no processo de desenvolvimento profissional docente. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento o questionário para professores e coordenadores pedagógicos da rede pública do Distrito Federal. A fundamentação teórica encontra-se amparada em legislações da Secretaria de Educação do Distrito Federal, bem como autores que tratam do trabalho docente e coordenação pedagógica, como Vasconcellos (2019), Saviani (2013), Tardif e Lessard (2014), Pimenta (1999), Franco (2012), Dantas (2007), entre outros. Os resultados mostram que a relação entre a coordenação pedagógica e o trabalho docente é fundamental, pois a coordenação pedagógica atua como uma ponte entre a equipe gestora da escola e os professores, em ações muito além do planejamento de ensino. Através do diálogo e da escuta atenta, a coordenação pedagógica identifica as necessidades e demandas dos docentes em relação ao processo educativo, propondo ações e soluções que possam contribuir para a melhoria do ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20328_TB5111_27102023082423.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO FERREIR"
    "autor_email" => "adrianoferreira@edu.se.df"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho docente. O objetivo geral é refletir sobre a coordenação pedagógica e os impactos no trabalho docente, como ação coletiva sobre a prática pedagógica. A problemática do estudo delineia-se em: qual a relação de (des) envolvimento da coordenação pedagógica com o trabalho docente? Trata-se de uma investigação com revisão bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, no qual há o aprofundamento no mundo dos significados, das ações e relações humanas, trabalhando com crenças, valores e atitudes no contexto que se inicia com o envolvimento dos docentes nos espaços de coordenação pedagógica e no impacto desse envolvimento no processo de desenvolvimento profissional docente. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento o questionário para professores e coordenadores pedagógicos da rede pública do Distrito Federal. A fundamentação teórica encontra-se amparada em legislações da Secretaria de Educação do Distrito Federal, bem como autores que tratam do trabalho docente e coordenação pedagógica, como Vasconcellos (2019), Saviani (2013), Tardif e Lessard (2014), Pimenta (1999), Franco (2012), Dantas (2007), entre outros. Os resultados mostram que a relação entre a coordenação pedagógica e o trabalho docente é fundamental, pois a coordenação pedagógica atua como uma ponte entre a equipe gestora da escola e os professores, em ações muito além do planejamento de ensino. Através do diálogo e da escuta atenta, a coordenação pedagógica identifica as necessidades e demandas dos docentes em relação ao processo educativo, propondo ações e soluções que possam contribuir para a melhoria do ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.