Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DOS LIMITES E PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRADA OFERTADA PELOS INSTITUTOS FEDERAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98807
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5487
    "inscrito_id" => 19174
    "titulo" => "ANÁLISE DOS LIMITES E PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRADA OFERTADA PELOS INSTITUTOS FEDERAIS"
    "resumo" => "A política educacional compreende as tomadas de decisões pelo Estado relativas à educação, tal como a reforma do Ensino Médio (EM) pronunciada pela Lei 13.415/2017, alterando a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nessa etapa da Educação Básica (EB). Doravante a análise das Políticas Públicas da Educação Brasileira por meio da legislação nacional que versam(ram) sobre a educação brasileira, proferida por Saviani (2008) e a sanção da citada Lei em 2017, fomentou-se a presente investigação acerca das perspectivas e limites da política pública no âmbito dos cursos técnicos integrados (CTI) ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A pesquisa teve como objetivo geral identificar quais as perspectivas e os limites da política de flexibilização do currículo do EM e especificamente, nos cursos técnicos integrados da Rede Federal. Amparou-se no soalho teórico de Saviani (2008); na Lei nº 13.415/2017, que altera as Leis nº 9.394/1996, (...) e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de EM em Tempo Integral; em Ferretti (2018); Boccato (2006); Oliveira, Miranda e Saad (2020) e Bardin (2016). O presente estudo constitui-se, numa pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa, com vistas a interpretar contextual e pormenorizadamente o processo reformatório desta etapa da EB e suas implicações para a formação técnica integrada. Os resultados indicaram a descontinuidade dos programas educacionais, os limites dos itinerários formativos, visando-se apenas o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, alheando-se à produção social dos jovens e a ruptura da integração curricular prevista nos CTI´s da RFEPCT, em decorrência da separação da formação comum a todos os alunos, determinando o acesso fragmentado aos conhecimentos contidos nas áreas da Base Nacional Comum Curricular, descortinando um cenário de uma retomada do ideário neoliberal de nova extinção da formação técnica integrada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19174_TB5487_20112023144832.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEIDYANI LEÃO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HEIDY LEÃO"
    "autor_email" => "heidyani@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98807
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5487
    "inscrito_id" => 19174
    "titulo" => "ANÁLISE DOS LIMITES E PERSPECTIVA DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRADA OFERTADA PELOS INSTITUTOS FEDERAIS"
    "resumo" => "A política educacional compreende as tomadas de decisões pelo Estado relativas à educação, tal como a reforma do Ensino Médio (EM) pronunciada pela Lei 13.415/2017, alterando a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nessa etapa da Educação Básica (EB). Doravante a análise das Políticas Públicas da Educação Brasileira por meio da legislação nacional que versam(ram) sobre a educação brasileira, proferida por Saviani (2008) e a sanção da citada Lei em 2017, fomentou-se a presente investigação acerca das perspectivas e limites da política pública no âmbito dos cursos técnicos integrados (CTI) ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A pesquisa teve como objetivo geral identificar quais as perspectivas e os limites da política de flexibilização do currículo do EM e especificamente, nos cursos técnicos integrados da Rede Federal. Amparou-se no soalho teórico de Saviani (2008); na Lei nº 13.415/2017, que altera as Leis nº 9.394/1996, (...) e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de EM em Tempo Integral; em Ferretti (2018); Boccato (2006); Oliveira, Miranda e Saad (2020) e Bardin (2016). O presente estudo constitui-se, numa pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa, com vistas a interpretar contextual e pormenorizadamente o processo reformatório desta etapa da EB e suas implicações para a formação técnica integrada. Os resultados indicaram a descontinuidade dos programas educacionais, os limites dos itinerários formativos, visando-se apenas o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, alheando-se à produção social dos jovens e a ruptura da integração curricular prevista nos CTI´s da RFEPCT, em decorrência da separação da formação comum a todos os alunos, determinando o acesso fragmentado aos conhecimentos contidos nas áreas da Base Nacional Comum Curricular, descortinando um cenário de uma retomada do ideário neoliberal de nova extinção da formação técnica integrada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19174_TB5487_20112023144832.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEIDYANI LEÃO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "HEIDY LEÃO"
    "autor_email" => "heidyani@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A política educacional compreende as tomadas de decisões pelo Estado relativas à educação, tal como a reforma do Ensino Médio (EM) pronunciada pela Lei 13.415/2017, alterando a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nessa etapa da Educação Básica (EB). Doravante a análise das Políticas Públicas da Educação Brasileira por meio da legislação nacional que versam(ram) sobre a educação brasileira, proferida por Saviani (2008) e a sanção da citada Lei em 2017, fomentou-se a presente investigação acerca das perspectivas e limites da política pública no âmbito dos cursos técnicos integrados (CTI) ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A pesquisa teve como objetivo geral identificar quais as perspectivas e os limites da política de flexibilização do currículo do EM e especificamente, nos cursos técnicos integrados da Rede Federal. Amparou-se no soalho teórico de Saviani (2008); na Lei nº 13.415/2017, que altera as Leis nº 9.394/1996, (...) e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de EM em Tempo Integral; em Ferretti (2018); Boccato (2006); Oliveira, Miranda e Saad (2020) e Bardin (2016). O presente estudo constitui-se, numa pesquisa bibliográfica e documental, numa abordagem qualitativa, com vistas a interpretar contextual e pormenorizadamente o processo reformatório desta etapa da EB e suas implicações para a formação técnica integrada. Os resultados indicaram a descontinuidade dos programas educacionais, os limites dos itinerários formativos, visando-se apenas o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, alheando-se à produção social dos jovens e a ruptura da integração curricular prevista nos CTI´s da RFEPCT, em decorrência da separação da formação comum a todos os alunos, determinando o acesso fragmentado aos conhecimentos contidos nas áreas da Base Nacional Comum Curricular, descortinando um cenário de uma retomada do ideário neoliberal de nova extinção da formação técnica integrada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.