Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES ARTÍSTICAS ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ENFOQUE NO GÊNERO POEMA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101021
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8669
    "inscrito_id" => 11516
    "titulo" => "REFLEXÕES ARTÍSTICAS ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ENFOQUE NO GÊNERO POEMA"
    "resumo" => "O presente artigo, de natureza qualitativa de cunho exploratório, tem como objetivo apresentar reflexões acerca de uma intervenção pedagógica de incentivo artístico mediada pelo gênero poético a partir de práticas vivenciadas no 3º ano do ensino fundamental. Frente ao ponderado acompanhamento da apropriação de saberes adquiridos e mobilizados por alunos do curso de Pedagogia da cidade de Campo Maior (PI), ao cursarem a disciplina de Arte e Educação, partimos de uma questão que norteou o estudo: como trabalhar a poesia a fim de despertar nos alunos o gosto pela arte? De modo geral, a intervenção implicou várias ações assertivas, dentre elas o estímulo e o gosto pela arte e poesia, promovendo a autêntica produção dos alunos. O poema escolhido como inspiração foi "Flor Amarela" da autora Cecília Meireles, os resultados permitiram diversas representações artísticas por parte dos graduandos, assim como, expressão de sentimento por parte dos alunos. Apesar do entusiasmo e do empenho demonstrado pelo público-alvo, o tempo estipulado por parte da escola comprometeu a participação maior de estudantes, o que reforça a importância de mais ações do tipo, a fim de garantir o aumento das oportunidades de aprendizados e melhoria da qualidade do ensino. A criatividade, autonomia e protagonismo dos participantes tornou o tempo e o espaço significativo. A importância dessa intervenção reside na criação de uma atividade artística divertida com propósitos pedagógicos, gerida de intencionalidade educativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11516_TB8669_09112023100658.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENICE BARBOSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DENICE"
    "autor_email" => "denicebarbosaah@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101021
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8669
    "inscrito_id" => 11516
    "titulo" => "REFLEXÕES ARTÍSTICAS ATRAVÉS DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ENFOQUE NO GÊNERO POEMA"
    "resumo" => "O presente artigo, de natureza qualitativa de cunho exploratório, tem como objetivo apresentar reflexões acerca de uma intervenção pedagógica de incentivo artístico mediada pelo gênero poético a partir de práticas vivenciadas no 3º ano do ensino fundamental. Frente ao ponderado acompanhamento da apropriação de saberes adquiridos e mobilizados por alunos do curso de Pedagogia da cidade de Campo Maior (PI), ao cursarem a disciplina de Arte e Educação, partimos de uma questão que norteou o estudo: como trabalhar a poesia a fim de despertar nos alunos o gosto pela arte? De modo geral, a intervenção implicou várias ações assertivas, dentre elas o estímulo e o gosto pela arte e poesia, promovendo a autêntica produção dos alunos. O poema escolhido como inspiração foi "Flor Amarela" da autora Cecília Meireles, os resultados permitiram diversas representações artísticas por parte dos graduandos, assim como, expressão de sentimento por parte dos alunos. Apesar do entusiasmo e do empenho demonstrado pelo público-alvo, o tempo estipulado por parte da escola comprometeu a participação maior de estudantes, o que reforça a importância de mais ações do tipo, a fim de garantir o aumento das oportunidades de aprendizados e melhoria da qualidade do ensino. A criatividade, autonomia e protagonismo dos participantes tornou o tempo e o espaço significativo. A importância dessa intervenção reside na criação de uma atividade artística divertida com propósitos pedagógicos, gerida de intencionalidade educativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11516_TB8669_09112023100658.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENICE BARBOSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DENICE"
    "autor_email" => "denicebarbosaah@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo, de natureza qualitativa de cunho exploratório, tem como objetivo apresentar reflexões acerca de uma intervenção pedagógica de incentivo artístico mediada pelo gênero poético a partir de práticas vivenciadas no 3º ano do ensino fundamental. Frente ao ponderado acompanhamento da apropriação de saberes adquiridos e mobilizados por alunos do curso de Pedagogia da cidade de Campo Maior (PI), ao cursarem a disciplina de Arte e Educação, partimos de uma questão que norteou o estudo: como trabalhar a poesia a fim de despertar nos alunos o gosto pela arte? De modo geral, a intervenção implicou várias ações assertivas, dentre elas o estímulo e o gosto pela arte e poesia, promovendo a autêntica produção dos alunos. O poema escolhido como inspiração foi "Flor Amarela" da autora Cecília Meireles, os resultados permitiram diversas representações artísticas por parte dos graduandos, assim como, expressão de sentimento por parte dos alunos. Apesar do entusiasmo e do empenho demonstrado pelo público-alvo, o tempo estipulado por parte da escola comprometeu a participação maior de estudantes, o que reforça a importância de mais ações do tipo, a fim de garantir o aumento das oportunidades de aprendizados e melhoria da qualidade do ensino. A criatividade, autonomia e protagonismo dos participantes tornou o tempo e o espaço significativo. A importância dessa intervenção reside na criação de uma atividade artística divertida com propósitos pedagógicos, gerida de intencionalidade educativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.