Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES DE GÊNERO E CONTEXTO FAMILIAR: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99270
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6087
    "inscrito_id" => 14868
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E CONTEXTO FAMILIAR: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LITERATURA"
    "resumo" => "O ensino de literatura é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade, uma vez que o contato com a arte literária contribui para sua humanização do sujeito, além de promover conhecimentos acerca de momentos históricos do passado. No entanto, essa vivência com o texto literário, geralmente, tem sido deixada de lado nas escolas, que voltam-se para o viés puramente expositivo, histórico e teórico com as obras, sem levantar questões importantes como as relações que os textos têm com as experiências dos próprios estudantes, buscando assim fortalecer o processo de letramento literário. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor uma Sequência Didática com base nos contos “Vó, a senhora é lésbica?” e “Tia Marga”, de Natália Borges Polesso, publicados no livro Amora (2017), para trabalhar em sala de aula os tipos de relação familiar e como as questões de gênero e sexualidade nesse contexto ainda são um tabu. Partindo desse objetivo, utilizaremos a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nas contribuições dos conceitos de Cosson (2018), Cândido (2004), Jauss (1994), Pinheiro (2007), Todorov (2009), dentre outros pesquisadores para construir o nosso trabalho. Desse modo, a sequência proposta possibilita aos estudantes do ensino médio o contato com textos não canônicos, a fim de reconhecer e discutir o seu contexto social através das obras literárias, refletindo como o silenciamento no contexto familiar pode influenciar na construção da subjetividade dos sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14868_TB6087_12122023084808.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO TAWAN SILVA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "gustavo.moura@alunos.ufer"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99270
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6087
    "inscrito_id" => 14868
    "titulo" => "RELAÇÕES DE GÊNERO E CONTEXTO FAMILIAR: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM LITERATURA"
    "resumo" => "O ensino de literatura é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade, uma vez que o contato com a arte literária contribui para sua humanização do sujeito, além de promover conhecimentos acerca de momentos históricos do passado. No entanto, essa vivência com o texto literário, geralmente, tem sido deixada de lado nas escolas, que voltam-se para o viés puramente expositivo, histórico e teórico com as obras, sem levantar questões importantes como as relações que os textos têm com as experiências dos próprios estudantes, buscando assim fortalecer o processo de letramento literário. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor uma Sequência Didática com base nos contos “Vó, a senhora é lésbica?” e “Tia Marga”, de Natália Borges Polesso, publicados no livro Amora (2017), para trabalhar em sala de aula os tipos de relação familiar e como as questões de gênero e sexualidade nesse contexto ainda são um tabu. Partindo desse objetivo, utilizaremos a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nas contribuições dos conceitos de Cosson (2018), Cândido (2004), Jauss (1994), Pinheiro (2007), Todorov (2009), dentre outros pesquisadores para construir o nosso trabalho. Desse modo, a sequência proposta possibilita aos estudantes do ensino médio o contato com textos não canônicos, a fim de reconhecer e discutir o seu contexto social através das obras literárias, refletindo como o silenciamento no contexto familiar pode influenciar na construção da subjetividade dos sujeitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID14868_TB6087_12122023084808.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO TAWAN SILVA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO"
    "autor_email" => "gustavo.moura@alunos.ufer"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de literatura é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade, uma vez que o contato com a arte literária contribui para sua humanização do sujeito, além de promover conhecimentos acerca de momentos históricos do passado. No entanto, essa vivência com o texto literário, geralmente, tem sido deixada de lado nas escolas, que voltam-se para o viés puramente expositivo, histórico e teórico com as obras, sem levantar questões importantes como as relações que os textos têm com as experiências dos próprios estudantes, buscando assim fortalecer o processo de letramento literário. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor uma Sequência Didática com base nos contos “Vó, a senhora é lésbica?” e “Tia Marga”, de Natália Borges Polesso, publicados no livro Amora (2017), para trabalhar em sala de aula os tipos de relação familiar e como as questões de gênero e sexualidade nesse contexto ainda são um tabu. Partindo desse objetivo, utilizaremos a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nas contribuições dos conceitos de Cosson (2018), Cândido (2004), Jauss (1994), Pinheiro (2007), Todorov (2009), dentre outros pesquisadores para construir o nosso trabalho. Desse modo, a sequência proposta possibilita aos estudantes do ensino médio o contato com textos não canônicos, a fim de reconhecer e discutir o seu contexto social através das obras literárias, refletindo como o silenciamento no contexto familiar pode influenciar na construção da subjetividade dos sujeitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.