O ensino de literatura é fundamental para a formação de sujeitos críticos e atuantes na sociedade, uma vez que o contato com a arte literária contribui para sua humanização do sujeito, além de promover conhecimentos acerca de momentos históricos do passado. No entanto, essa vivência com o texto literário, geralmente, tem sido deixada de lado nas escolas, que voltam-se para o viés puramente expositivo, histórico e teórico com as obras, sem levantar questões importantes como as relações que os textos têm com as experiências dos próprios estudantes, buscando assim fortalecer o processo de letramento literário. Nesse sentido, este trabalho objetiva propor uma Sequência Didática com base nos contos “Vó, a senhora é lésbica?” e “Tia Marga”, de Natália Borges Polesso, publicados no livro Amora (2017), para trabalhar em sala de aula os tipos de relação familiar e como as questões de gênero e sexualidade nesse contexto ainda são um tabu. Partindo desse objetivo, utilizaremos a pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, baseada nas contribuições dos conceitos de Cosson (2018), Cândido (2004), Jauss (1994), Pinheiro (2007), Todorov (2009), dentre outros pesquisadores para construir o nosso trabalho. Desse modo, a sequência proposta possibilita aos estudantes do ensino médio o contato com textos não canônicos, a fim de reconhecer e discutir o seu contexto social através das obras literárias, refletindo como o silenciamento no contexto familiar pode influenciar na construção da subjetividade dos sujeitos.