Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DE BINGO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: UMA PROPOSTA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99967
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7009
    "inscrito_id" => 21809
    "titulo" => "JOGO DE BINGO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: UMA PROPOSTA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino que utilizou o jogo de bingo como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem de matemática, mais especificadamente, do conteúdo de Função Afim, também conhecida como Função Polinomial do 1º Grau. Nesse sentido, buscamos tornar o ensino desse conteúdo mais atrativo, gerando maior interesse e participação ativa dos estudantes. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, cujo objetivo se relaciona com a interpretação de fenômenos que acontecem no ambiente natural e, nesse trabalho, escolhemos a sala de aula como o lócus de pesquisa. Com relação à coleta de dados, realizamos a aplicação da proposta de ensino em uma turma do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual em Tempo Integral Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, localizada na cidade de Santa Cruz – RN, e respaldamos as nossas análises na observação participante e na autoavaliação dos estudantes. Por fim, concluímos que durante a aplicação do jogo de bingo os alunos se mantiveram ativos no processo de ensino e aprendizagem, construindo seus próprios conhecimentos durante a dinâmica e que o uso desse jogo possibilitou uma aula mais atrativa, divertida e interessante, contribuindo, assim, na compreensão do conteúdo de Função Afim."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21809_TB7009_10122023223833.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FIAMA LAILLA MAIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FIAMA MAIA"
    "autor_email" => "fiamalailla@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99967
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7009
    "inscrito_id" => 21809
    "titulo" => "JOGO DE BINGO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM: UMA PROPOSTA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino que utilizou o jogo de bingo como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem de matemática, mais especificadamente, do conteúdo de Função Afim, também conhecida como Função Polinomial do 1º Grau. Nesse sentido, buscamos tornar o ensino desse conteúdo mais atrativo, gerando maior interesse e participação ativa dos estudantes. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, cujo objetivo se relaciona com a interpretação de fenômenos que acontecem no ambiente natural e, nesse trabalho, escolhemos a sala de aula como o lócus de pesquisa. Com relação à coleta de dados, realizamos a aplicação da proposta de ensino em uma turma do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual em Tempo Integral Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, localizada na cidade de Santa Cruz – RN, e respaldamos as nossas análises na observação participante e na autoavaliação dos estudantes. Por fim, concluímos que durante a aplicação do jogo de bingo os alunos se mantiveram ativos no processo de ensino e aprendizagem, construindo seus próprios conhecimentos durante a dinâmica e que o uso desse jogo possibilitou uma aula mais atrativa, divertida e interessante, contribuindo, assim, na compreensão do conteúdo de Função Afim."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21809_TB7009_10122023223833.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FIAMA LAILLA MAIA DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FIAMA MAIA"
    "autor_email" => "fiamalailla@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino que utilizou o jogo de bingo como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem de matemática, mais especificadamente, do conteúdo de Função Afim, também conhecida como Função Polinomial do 1º Grau. Nesse sentido, buscamos tornar o ensino desse conteúdo mais atrativo, gerando maior interesse e participação ativa dos estudantes. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, cujo objetivo se relaciona com a interpretação de fenômenos que acontecem no ambiente natural e, nesse trabalho, escolhemos a sala de aula como o lócus de pesquisa. Com relação à coleta de dados, realizamos a aplicação da proposta de ensino em uma turma do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual em Tempo Integral Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, localizada na cidade de Santa Cruz – RN, e respaldamos as nossas análises na observação participante e na autoavaliação dos estudantes. Por fim, concluímos que durante a aplicação do jogo de bingo os alunos se mantiveram ativos no processo de ensino e aprendizagem, construindo seus próprios conhecimentos durante a dinâmica e que o uso desse jogo possibilitou uma aula mais atrativa, divertida e interessante, contribuindo, assim, na compreensão do conteúdo de Função Afim.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.