O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino que utilizou o jogo de bingo como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem de matemática, mais especificadamente, do conteúdo de Função Afim, também conhecida como Função Polinomial do 1º Grau. Nesse sentido, buscamos tornar o ensino desse conteúdo mais atrativo, gerando maior interesse e participação ativa dos estudantes. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, cujo objetivo se relaciona com a interpretação de fenômenos que acontecem no ambiente natural e, nesse trabalho, escolhemos a sala de aula como o lócus de pesquisa. Com relação à coleta de dados, realizamos a aplicação da proposta de ensino em uma turma do 1º ano do Ensino Médio na Escola Estadual em Tempo Integral Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, localizada na cidade de Santa Cruz – RN, e respaldamos as nossas análises na observação participante e na autoavaliação dos estudantes. Por fim, concluímos que durante a aplicação do jogo de bingo os alunos se mantiveram ativos no processo de ensino e aprendizagem, construindo seus próprios conhecimentos durante a dinâmica e que o uso desse jogo possibilitou uma aula mais atrativa, divertida e interessante, contribuindo, assim, na compreensão do conteúdo de Função Afim.