Os Recursos Educacionais Abertos (REA) partem do princípio de possibilitar o acesso livre e democrático ao conhecimento, que podem fomentar a potencialidade da Educação Aberta com qualidade com a promoção da aprendizagem em diferentes etapas do ensino. O objetivo deste trabalho é identificar o uso dos Repositórios de Objetos de Aprendizagem na Educação Básica. Nesta perspectiva buscou-se compreender a aplicabilidade das tecnologias digitais da informação e comunicação conhecidas como as TDICs, que tem agregado no processo de ensino e aprendizagem no campo Educacional. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a educação e seu processo evolutivo, bem como uma pesquisa exploratória documental dos Repositórios de Recursos Educacionais Abertos do Portal do Professor e da Plataforma MEC RED, com a finalidade de analisar a existência do vídeo como objeto de aprendizagem nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica. Em conclusão, a pesquisa evidenciou que os Recursos Educacionais Abertos têm sido um dos pilares que fomentam a produção e o compartilhamento do conhecimento.