Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS ENTRE O CAMPO DA ESPECTATORIALIDADE, LEITURAS FÍLMICAS E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso do audiovisual na área de ensino da saúde, é um recurso amplamente utilizado, que por vezes, flutuam dúvidas sobre a efetividade no interior do processo ensino-aprendizagem. É possível reconhecer a existência de lacunas de conhecimento, sobretudo, no que tange aos significados produzidos pelos alunos, ao terem contato com uma obra audiovisual. É a existência desses significados, heterogêneos entre os alunos, que tornam o processo de leitura fílmica variável, impactando no processo ensino-aprendizagem, quanto às expectativas discentes e docentes do uso do audiovisual. O campo teórico da espectatorialidade contribui para esse tipo de estudo ao valorizar as formas como o espectador, mais ativo e crítico, molda o seu encontro com o discurso do texto audiovisual, considerando para análise a sua forma de experimentar o mundo. O estudo objetiva analisar as leituras fílmicas de alunos técnicos em Enfermagem, sob a ótica do campo da espectatorialidade, compreendendo a importância para o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa, consiste em um estudo de recepção, organizado em três momentos: (1) envio do vídeo “A Liga – Esquizofrenia e Bipolaridade”; (2) auto preenchimento de questionário sobre as leituras fílmicas, para caracterizar as dimensões de leitura, de acordo com o Modelo Multidimensional de Schrøder (3) entrevista em profundidade para identificar dados sobre a experiência espectatorial, que estão ativos e mobilizados no momento da leitura dos audiovisuais. A partir da análise dos dados é possível caracterizar as dimensões de leituras, como imersas, convergentes e de aceitação com a mensagem fílmica, como também distanciado da construção da narrativa fílmica, pela presença do conhecimento prévio do aluno desenvolvido na disciplina Saúde Mental, tornando-o mais crítico. A entrevista evidencia elementos da experiência espectatorial do aluno, que por si só participam da produção de sentidos, como questões familiares, princípios comportamentais, pré-existência de sofrimentos, sentimentos, hábitos, conhecimento técnico e aspectos estéticos do vídeo.

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