Este artigo consiste em um relato de experiência vivenciado em atividades do programa de residência pedagógica (PRP), subprojeto Biologia do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) campus Araguatins. O qual foi realizado no IFTO - campus Araguatins, zona rural da cidade de Araguatins situada no extremo norte do estado. O trabalho consistiu-se na montagem de estandes com amostras e apresentações por alunos do ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuárias, no total teve a participação de 9 turmas, sendo 6 de 2º ano e 3 de 3º ano. O trabalho teve como objetivo levar aos alunos a compreensão e entendimento referente a importância dos fungos e a relação da biotecnologia com melhoramento genético animal e vegetal, temas esse que estavam em desenvolvimento na sala de aula no decorrer do bimestre. Dentre os estandes 2 se destacaram pela forma que abordaram os seus respectivos temas, um deles de uma turma de 2º ano abordou o contexto da importância ecológica dos fungos apresentando amostras apresentando seus pontos positivos e negativos; o outro estande montado por uma das turmas de 3º ano focou na abordagem de melhoramento genético animal onde eles apresentaram os meios possíveis de seleção da melhor genética animal, que pode ocorrer tanto de forma artificial quanto de forma natural. O trabalho foi de extrema importância para o ensino aprendizagem dos alunos que participaram de forma direta ou indireta. Com o projeto foi possível identificar o empenho dos alunos e o quão importante são as metodologias ativas para aprendizagem, foi perceptível o quanto o método de aprender fazendo proporciona muito mais engajamento quando comparado com os métodos tradicionais de ensino.