O presente trabalho propõe uma reflexão a partir de questionamentos de como as atividades psicomotoras poderia ajudar as crianças com Deficiência Intelectual, tendo como objetivo promover ações significativas para aprendizagem através da motivação lúdica, melhorando a autoestima e a sensibilização de crianças que trazem em seu interior a satisfação de brincar e vivenciar a práticas da socialização afetiva. Citamos no decorrer do trabalho alguns teóricos que nos ajudaram a compreender essa dimensão da sensibilização interior com a ludicidade e a aprendizagem: Diament (2016), Costa (2011) que traz a ressignificação da a aprendizagem onde apresenta a intercessão entre a psicopedagogia e a psicomotricidade de forma relevante e Oliveira (2014), que apresentam elementos fundamentais para a psicomotricidades. O estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica e da prática realizada numa escola particular com os aprendentes do ensino fundamental, e a proposta das atividades eram realizadas através das sessões que trouxeram reflexões do aprender através de vivências lúdicas, da integração e socialização coletiva, trazendo sempre uma significação para cada um dos alunos. Obtivemos resultados satisfatórios durante todo o desenvolvimento da proposta de atividades psicomotoras e da realização do processo de aprendizagem dos aprendentes, os quais trouxeram benefícios para os participantes na área cognitiva.