No contexto educacional do Brasil, estudantes que não puderam cursar a Educação Básica na idade recomendada têm a possibilidade de prosseguir os seus estudos no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dadas as especificidades do público dessa modalidade, a abordagem de aspectos culturais no âmbito do ensino e aprendizagem de matemática coloca a Etnomatemática como uma perspectiva promissora para a ação pedagógica na EJA. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo caracterizar as produções acadêmicas com enfoque em práticas pedagógicas que utilizaram a abordagem da Etnomatemática na EJA. Esta investigação é do tipo Estado da Questão e se debruçou, após aplicação de filtros, sobre 16 trabalhos disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foi possível identificar que, no período de 2013 a 2023, não houve um aumento na produção das pesquisas sobre o tema. Além disso, que os trabalhos se concentram na EJA do Ensino Fundamental II (62,5%). Desse modo, é de suma importância que novos estudos sejam realizados, de modo a ampliar os caminhos para a implementação de experiências educativas que considerem o ensino e aprendizagem na disciplina de matemática como um espaço de encontro, valorização e integração entre os diferentes saberes socioculturais dos estudantes.