Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O MAPEAMENTO DAS PESQUISAS COM METODOLOGIAS EMANCIPATÓRIAS DA DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97581
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3899
    "inscrito_id" => 15506
    "titulo" => "O MAPEAMENTO DAS PESQUISAS COM METODOLOGIAS EMANCIPATÓRIAS DA DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "Muitas das pesquisas acadêmicas realizadas, as quais focam na temática da deficiência, reproduzem o capacitismo, seja nos procedimentos metodológicos que são homogeneizadores e que não acolhem a diversidade de características dos sujeitos investigados, ou ainda em escritas que não são acessíveis aos distintos perfis de participantes. Com essa hierarquização nos modos de participação não se respeitam as diferenças no modo de representação e expressão de cada sujeito e com isso, as pessoas com deficiência seguem sendo objeto de investigação e poucos estão ocupando espaços de produção de conhecimento. Tem-se por objetivo neste estudo caracterizar a produção científica referente aos estudos emancipatórios da deficiência, o qual rompe com o binômio sujeito/objeto, valorizando a participação de pessoas com deficiência enquanto coprodutores das pesquisas. Para esse estudo realizamos uma revisão integrativa pautada nas cinco fases propostas por Cooper (1984), considerando produções em âmbito nacional e internacional. Como resultado, após a exclusão dos artigos que não atendiam a pergunta de pesquisa, incluímos 36 artigos para análise, sendo estes provenientes de distintos lugares, conforme segue: 06 no Reino Unido, 05 nos Estados Unidos e na Inglaterra, 04 na África do Sul, 03 no Canadá e em Israel, 02 na Austrália e na Espanha, 01 no Brasil, na Holanda, Índia, Irlanda, Nova Zelândia e Suécia. A partir destes artigos aprofundamos o conhecimento acerca dessa metodologia de pesquisa, reconhecemos grupos de pesquisa que estão utilizando a abordagem dos estudos emancipatórios. Esperamos que a socialização deste trabalho possa provocar reflexões para minimizar a dicotomia sujeito/objeto, respeitando em todos os momentos aqueles que experienciam em suas vidas a deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65831a7bd8ca4_20122023134651.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 13:46:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEISA LETICIA KEMPFER BOCK"
    "autor_nome_curto" => "GEISA BOCK"
    "autor_email" => "geisabock@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97581
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3899
    "inscrito_id" => 15506
    "titulo" => "O MAPEAMENTO DAS PESQUISAS COM METODOLOGIAS EMANCIPATÓRIAS DA DEFICIÊNCIA"
    "resumo" => "Muitas das pesquisas acadêmicas realizadas, as quais focam na temática da deficiência, reproduzem o capacitismo, seja nos procedimentos metodológicos que são homogeneizadores e que não acolhem a diversidade de características dos sujeitos investigados, ou ainda em escritas que não são acessíveis aos distintos perfis de participantes. Com essa hierarquização nos modos de participação não se respeitam as diferenças no modo de representação e expressão de cada sujeito e com isso, as pessoas com deficiência seguem sendo objeto de investigação e poucos estão ocupando espaços de produção de conhecimento. Tem-se por objetivo neste estudo caracterizar a produção científica referente aos estudos emancipatórios da deficiência, o qual rompe com o binômio sujeito/objeto, valorizando a participação de pessoas com deficiência enquanto coprodutores das pesquisas. Para esse estudo realizamos uma revisão integrativa pautada nas cinco fases propostas por Cooper (1984), considerando produções em âmbito nacional e internacional. Como resultado, após a exclusão dos artigos que não atendiam a pergunta de pesquisa, incluímos 36 artigos para análise, sendo estes provenientes de distintos lugares, conforme segue: 06 no Reino Unido, 05 nos Estados Unidos e na Inglaterra, 04 na África do Sul, 03 no Canadá e em Israel, 02 na Austrália e na Espanha, 01 no Brasil, na Holanda, Índia, Irlanda, Nova Zelândia e Suécia. A partir destes artigos aprofundamos o conhecimento acerca dessa metodologia de pesquisa, reconhecemos grupos de pesquisa que estão utilizando a abordagem dos estudos emancipatórios. Esperamos que a socialização deste trabalho possa provocar reflexões para minimizar a dicotomia sujeito/objeto, respeitando em todos os momentos aqueles que experienciam em suas vidas a deficiência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65831a7bd8ca4_20122023134651.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-20 13:46:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEISA LETICIA KEMPFER BOCK"
    "autor_nome_curto" => "GEISA BOCK"
    "autor_email" => "geisabock@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Muitas das pesquisas acadêmicas realizadas, as quais focam na temática da deficiência, reproduzem o capacitismo, seja nos procedimentos metodológicos que são homogeneizadores e que não acolhem a diversidade de características dos sujeitos investigados, ou ainda em escritas que não são acessíveis aos distintos perfis de participantes. Com essa hierarquização nos modos de participação não se respeitam as diferenças no modo de representação e expressão de cada sujeito e com isso, as pessoas com deficiência seguem sendo objeto de investigação e poucos estão ocupando espaços de produção de conhecimento. Tem-se por objetivo neste estudo caracterizar a produção científica referente aos estudos emancipatórios da deficiência, o qual rompe com o binômio sujeito/objeto, valorizando a participação de pessoas com deficiência enquanto coprodutores das pesquisas. Para esse estudo realizamos uma revisão integrativa pautada nas cinco fases propostas por Cooper (1984), considerando produções em âmbito nacional e internacional. Como resultado, após a exclusão dos artigos que não atendiam a pergunta de pesquisa, incluímos 36 artigos para análise, sendo estes provenientes de distintos lugares, conforme segue: 06 no Reino Unido, 05 nos Estados Unidos e na Inglaterra, 04 na África do Sul, 03 no Canadá e em Israel, 02 na Austrália e na Espanha, 01 no Brasil, na Holanda, Índia, Irlanda, Nova Zelândia e Suécia. A partir destes artigos aprofundamos o conhecimento acerca dessa metodologia de pesquisa, reconhecemos grupos de pesquisa que estão utilizando a abordagem dos estudos emancipatórios. Esperamos que a socialização deste trabalho possa provocar reflexões para minimizar a dicotomia sujeito/objeto, respeitando em todos os momentos aqueles que experienciam em suas vidas a deficiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.