Nas escolas do ensino fundamental é necessário observar se os professores estão alfabetizando matematicamente os alunos, para tanto pode-se realizar um estudo empírico ou bibliográfico; nesse caso, opta-se pela análise bibliográfica, com a apresentação de uma proposta de produto educacional, partindo do princípio que ensinar matemática é diferente de educação matemática, visto que ensinar matemática é ensinar conceitos, através de regras e procedimentos; já a educação matemática permeia a aprendizagem como um todo. Desse modo, trata-se da transmissão do conhecimento matemático para um conhecimento a ser alcançado e entendido pelo aluno, no qual o estudante pode ter a noção do conhecimento matemático e saber aplicá-lo no seu dia-a-dia. Existem muitos jogos no campo educacional utilizados por professores em sala de aula para a otimização do processo de ensino-aprendizagem; mas estes ainda devem se estender ao universo digital que abrolha na educação atual – principalmente em tempos de Educação a Distância, como em razão da pandemia de COVID-19. Dito isto, leva-se à seguintes ponderações: em que grau se pode colocar a importância do uso de jogos e demais conteúdos digitais para o desenvolvimento de habilidades matemáticas em alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais? Desse modo, o presente artigo objetiva abordar o ensino-aprendizagem de matemática, explorando a interatividade do educando com um material que alude às tecnologias digitais e aos jogos educacionais. De modo mais específico, busca-se analisar as metodologias inovadoras e as tendências atuais no ensino da matemática; investigar se a formação acadêmica do professor de matemática contempla a aprendizagem por meio das novas tecnologias; além de inovar nas metodologias de ensino empregadas na prática pedagógica de matemática com estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais.