Os memes é uma forma de expressão e de linguagem disseminada no meio digital, utilizando-se de expressões, conversações e trocadilhos, contendo ironia e/ou humor, através de imagem, tirinhas, montagens, vídeos ou GIFs (formato de imagem que reproduz movimentos), comum nas redes sociais, despontando como parte do resultado das transformações e interações socioespaciais imputadas pelo Meio-Técnico-Científico-Informacional. Isto posto, o presente trabalho tem o ensejo de compartilhar a experiência da produção de memes pelos estudantes do segundo ano do ensino médio, no transcorrer do Ensino Remoto Emergencial (ERE) em 2021 no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Patos, enaltecendo sua potencialidade enquanto ferramenta didático-pedagógica na geografia escolar, sobretudo, no que se refere as desigualdades sociais no acesso à educação. Para tal fim, a metodologia deu-se da seguinte forma: problematização do tema para compreensão do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) trazendo consigo variáveis que são de suma relevância para medir a qualidade de vida de uma determinada população, a saúde, a renda e a educação, com ênfase para a última mencionada; identificação de múltiplas linguagens relacionadas ao tema, formação de grupos para atividade; elaboração dos memes pelos grupos; por fim, a socialização e debate das produções. Desse modo, a criação dos memes contribuíram o fortalecimento do letramento digital dos discentes, bem como, no desenvolvimento do raciocínio geográfico, provocando reflexões sobre as desigualdades no acesso a escolarização, a exclusão e a vulnerabilidade social. Portanto, a linguagem construída e debatida nas aulas de Geografia trouxe à tona a violação do direito elementar da educação, sendo ele maximizado no transcorrer do período pandêmico no Brasil, transpassando o senso comum e despertando nos alunos o senso crítico, por consequência, cooperando para com a formação cidadã dos sujeitos.