Este trabalho tem como objetivo analisar os processos linguísticos de referenciação por anáforas direta e indireta no gênero meme. É pretendido, com essa pesquisa, contribuir para uma maior compreensão dos processos linguísticos presentes nos memes e sua importância na comunicação digital. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, com base em obras de referência como "La référence", de Michel Charolles, e "Introdução à linguística textual" e "O texto e a construção dos sentidos", de Ingedore Koch. O corpus de análise foi coletado a partir de memes selecionados da rede social Facebook, levando em consideração critérios como relevância, diversidade temática e presença de elementos referenciais. As categorias de análise foram estabelecidas com base nos estudos consultados, focando nas estratégias de referenciação utilizadas nos memes. Os resultados revelaram que as anáforas direta e indireta são amplamente empregadas nesse gênero, contribuindo para a coesão textual e a compreensão do discurso. Conclui- se que a habilidade de utilizar esses recursos linguísticos de forma adequada é essencial para uma comunicação efetiva nos memes.