Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PLATAFORMA NILO PEÇANHA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO: ANÁLISE DOS INDICADORES DO IFPB CAMPUS CABEDELO (2017-2022)

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem disso cobrada pelo Tribunal de Contas da União, desde 2013, por ações que visem garantir a permanência êxito dos estudantes. Para avaliar, planejar e intervir nesses contextos foi criada a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), no ano de 2017. Essa ferramenta tem como função monitorar e controlar os indicadores de gestão dessas instituições, fornecendo um banco de dados público dos resultados mensuráveis da educação profissional, científica e tecnológica das instituições públicas no país. Este trabalho tem como objetivo analisar os indicadores que integram a eficiência acadêmica e avaliar os resultados obtidos pelo Campus Cabelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para os anos bases de 2017 a 2022. Esta é uma pesquisa básica de natureza quali-quantitativa. Foram utilizados os seguintes passos metodológicos: análise bibliográfica e técnica, levantamento dos dados disponíveis na PNP, análise e tabulação utilizando o software Excel 2013, interpretação e discussão. Os resultados mostram que a eficiência acadêmica do Campus oscilou entre a média do IFPB, com salto positivo de 20 pontos entre os anos base de 2021 e 2022. Os cursos técnicos integrados de nível médio destacam-se, enquanto os subsequentes apresentam dados críticos quanto à retenção e evasão. Entre os cursos superiores observou-se que a “retenção crítica” é um dos fatores a serem observados para intervenção. O estudo indica que a PNP é uma importante ferramenta avaliação e pode contribuir, de um lado, como um mecanismo de controle, regulação e intervenção das instituições em seus contextos acadêmicos/escolares. Todavia, cabe ressaltar que seu uso não deve ter como foco a punição, baseada em indicadores, mas enquanto instrumento de emancipação, capaz de construir princípios institucionais que norteiem a análise e a aplicação dos resultados para subsidiar as políticas educacionais e institucionais.

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