Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97702
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4064
    "inscrito_id" => 13047
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A conjuntura da pesquisa parte de um pressuposto de como a estatística contribui para a formação continuada do estudante, com foco na importância da análise de dados na estatística para estudantes do ensino médio e a visão das pesquisas científicas quando inseridos no ensino superior. A fundamentação teórica parte da estatística descritiva, que é a parte da estatística responsável por descrever e analisar um conjunto de dados através de medidas de tendência central, associada à aprendizagem significativa, que é um conceito desenvolvido por David Ausubel, ele defende que a aprendizagem deve estar ligada a experiências prévias e significativas do aluno, para que possa ser assimilada de forma mais profunda e duradoura. A metodologia constitui-se na revisão bibliográfica procurando evidenciar e explorar de forma aprofundada os conceitos estatísticos de medidas de tendência central, média, moda e mediana, além dos agrupamentos de dados em gráficos para a análise, juntamente com as perspectivas aplicáveis do conteúdo em pesquisas científicas e o propósito de analisar como a estatística é uma ferramenta fundamental para análise e compreensão de dados nas tomadas de decisões, tanto em problemas do cotidiano, como em pesquisas estatísticas, buscando evidenciar o processo de ensino e aprendizagem em educação matemática, buscando assim à produção de conhecimento embasado no aprendizado significativo da matemática no contexto do ensino básico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13047_TB4064_22102023222228.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY DE ARRUDA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "Weslley Arruda"
    "autor_email" => "weslleyarruda223@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97702
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4064
    "inscrito_id" => 13047
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA ESTATÍSTICA: ANÁLISE DE DADOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A conjuntura da pesquisa parte de um pressuposto de como a estatística contribui para a formação continuada do estudante, com foco na importância da análise de dados na estatística para estudantes do ensino médio e a visão das pesquisas científicas quando inseridos no ensino superior. A fundamentação teórica parte da estatística descritiva, que é a parte da estatística responsável por descrever e analisar um conjunto de dados através de medidas de tendência central, associada à aprendizagem significativa, que é um conceito desenvolvido por David Ausubel, ele defende que a aprendizagem deve estar ligada a experiências prévias e significativas do aluno, para que possa ser assimilada de forma mais profunda e duradoura. A metodologia constitui-se na revisão bibliográfica procurando evidenciar e explorar de forma aprofundada os conceitos estatísticos de medidas de tendência central, média, moda e mediana, além dos agrupamentos de dados em gráficos para a análise, juntamente com as perspectivas aplicáveis do conteúdo em pesquisas científicas e o propósito de analisar como a estatística é uma ferramenta fundamental para análise e compreensão de dados nas tomadas de decisões, tanto em problemas do cotidiano, como em pesquisas estatísticas, buscando evidenciar o processo de ensino e aprendizagem em educação matemática, buscando assim à produção de conhecimento embasado no aprendizado significativo da matemática no contexto do ensino básico."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13047_TB4064_22102023222228.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WESLLEY DE ARRUDA MACIEL"
    "autor_nome_curto" => "Weslley Arruda"
    "autor_email" => "weslleyarruda223@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A conjuntura da pesquisa parte de um pressuposto de como a estatística contribui para a formação continuada do estudante, com foco na importância da análise de dados na estatística para estudantes do ensino médio e a visão das pesquisas científicas quando inseridos no ensino superior. A fundamentação teórica parte da estatística descritiva, que é a parte da estatística responsável por descrever e analisar um conjunto de dados através de medidas de tendência central, associada à aprendizagem significativa, que é um conceito desenvolvido por David Ausubel, ele defende que a aprendizagem deve estar ligada a experiências prévias e significativas do aluno, para que possa ser assimilada de forma mais profunda e duradoura. A metodologia constitui-se na revisão bibliográfica procurando evidenciar e explorar de forma aprofundada os conceitos estatísticos de medidas de tendência central, média, moda e mediana, além dos agrupamentos de dados em gráficos para a análise, juntamente com as perspectivas aplicáveis do conteúdo em pesquisas científicas e o propósito de analisar como a estatística é uma ferramenta fundamental para análise e compreensão de dados nas tomadas de decisões, tanto em problemas do cotidiano, como em pesquisas estatísticas, buscando evidenciar o processo de ensino e aprendizagem em educação matemática, buscando assim à produção de conhecimento embasado no aprendizado significativo da matemática no contexto do ensino básico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.