A conjuntura da pesquisa parte de um pressuposto de como a estatística contribui para a formação continuada do estudante, com foco na importância da análise de dados na estatística para estudantes do ensino médio e a visão das pesquisas científicas quando inseridos no ensino superior. A fundamentação teórica parte da estatística descritiva, que é a parte da estatística responsável por descrever e analisar um conjunto de dados através de medidas de tendência central, associada à aprendizagem significativa, que é um conceito desenvolvido por David Ausubel, ele defende que a aprendizagem deve estar ligada a experiências prévias e significativas do aluno, para que possa ser assimilada de forma mais profunda e duradoura. A metodologia constitui-se na revisão bibliográfica procurando evidenciar e explorar de forma aprofundada os conceitos estatísticos de medidas de tendência central, média, moda e mediana, além dos agrupamentos de dados em gráficos para a análise, juntamente com as perspectivas aplicáveis do conteúdo em pesquisas científicas e o propósito de analisar como a estatística é uma ferramenta fundamental para análise e compreensão de dados nas tomadas de decisões, tanto em problemas do cotidiano, como em pesquisas estatísticas, buscando evidenciar o processo de ensino e aprendizagem em educação matemática, buscando assim à produção de conhecimento embasado no aprendizado significativo da matemática no contexto do ensino básico.