Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARA ONDE CAMINHA O TRABALHO DOCENTE E A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA? REFLEXÕES À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho foi produzido no contexto das reflexões construídas a partir de um projeto de Iniciação Científica, denominado Dialogando Sobre Ensino e a Formação de Professores de Ciências e Biologia Face às Orientações Legais: contribuições da Pedagogia Histórico-crítica e do Materialismo Histórico-dialético, em desenvolvimento no âmbito do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI/UECE, em articulação com a vivência de participantes do Estágio Supervisionado em escolas públicas da Região Centro Sul do Ceará. Tendo em vista a realidade do novo Ensino Médio (Lei 13.415/17), os desafios e as implicações deste sobre o trabalho docente e a formação dos estudantes da educação básica, esta pesquisa objetiva tecer uma reflexão sobre os desdobramentos do novo Ensino Médio, à luz da Pedagogia Histórico-crítica e a partir da perspectiva do Estágio Supervisionado. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, ancorado nos pressupostos do Materialismo Histórico-dialético. Nesse sentido, observa-se, a partir do Estágio Supervisionado, que o trabalho docente, no contexto da configuração do novo Ensino Médio, é envolto por crescente desprofissionalização, advinda, por exemplo, da sobrecarga de trabalho, responsável também por engendrar o adoecimento profissional. Similarmente, mudanças foram observadas na formação dos estudantes da educação básica, sendo o esvaziamento teórico a principal delas, negando aos sujeitos a aquisição do saber objetivo que contribui para a elevação da condição social dos indivíduos. Desse modo, a vivência no Estágio Supervisionado sinaliza que o trabalho docente e formação discente caminham na contramão dos direitos conquistados por meio de intensas lutas. Tendo em vista que o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade é direitos de todos, reafirma-se a necessidade da formação dos estudantes da educação básica e o trabalho docente serem compreendidos a partir de novos patamares, de perspectiva emancipatória, alinhados aos interesses da classe trabalhadora.

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